O Que É A Bolsa De Valores E Como Funciona?

O Que É A Bolsa De Valores E Como Funciona?

Muitos estão investindo, mas poucos investem no seu próprio conhecimento para investir bem. Descubra com precisão o que é a bolsa de valores e como funciona.

Em abril desse ano a B3, bolsa de valores brasileira, atingiu a marca de 2,38 milhões de CPFs cadastrados. Um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em meio a uma das maiores crises que o mundo já viu, mais e mais brasileiros estão começando a investir na bolsa.

Apesar do dado ser interessante, também chama muita atenção o fato de que ainda são poucos os brasileiros na bolsa de valores. Para critério de comparação, mais de 50% dos americanos tem algum investimento em renda variável. Por que tamanha diferença?

Um dos motivos é que a maior parte dos brasileiros não sabe com clareza o que é a bolsa de valores e como funciona. Todo mundo vê os gráficos no Jornal, todos ouvem as histórias de enriquecendo rápido, todos se assustam com a crise, mas a verdade é que poucos sabem o que significa de fato comprar uma ação ou título.

equipe trabalhando na bolsa de valores
Traders operando na bolsa de valores.

Entenda O Que É A Bolsa De Valores Antes De Começar a Investir

Infelizmente, as escolas não ensinam isso. E, como consequência, muitos começam a investir na bolsa com conceitos errados, compram tudo em uma empresa seguindo o que muitos estão fazendo, perdem dinheiro e nunca mais retornam.

Essa não precisa ser sua história, investimentos em renda variável são a forma mais democrática de investimento que o mundo já viu. Eles permitem que seu patrimônio cresça na mesma velocidade que o das maiores empresas do Brasil e do mundo. Uma oportunidade incrível para quem sabe o que está fazendo.

Nesse artigo iremos te explicar o que é a bolsa de valores, o que são ações, como funcionam investimentos em renda variável, e como eles te permitem enriquecer. Comece sua jornada nos investimentos investindo onde mais importa, no seu conhecimento, e tenho certeza que irá lucrar muito mais. Além disso, não será enganado por promessas e esquemas que só enriquecem seus criadores.

O Que É Bolsa De Valores?

A bolsa de valores é um ambiente onde ativos financeiros como ações, títulos públicos e commodities são negociados, comprados e vendidos.

Pense em um marketplace, como a OLX, onde pessoas e empresas podem colocar a venda algo que tenham ou comprar algo que queiram. A bolsa opera de forma similar, uma das diferenças é que ela recebe inúmeros pedidos de compra e venda por minuto e os executa muito rapidamente, registrando de forma pública o preço pelo qual foram vendidos todos os ativos.

A bolsa organiza essas milhares de negociações de forma segura, garante que tanto quem vende quanto quem compra receberá o que espera, e cobra um valor por isso.

Quero que você pare para entender uma coisa, a bolsa é uma empresa privada como qualquer outra, que está prestando o serviço de organizar e garantir essas negociações. Diversos países tem mais de uma bolsa de valores, o Brasil tem apenas uma, a B3, como falaremos mais a frente, mas na teoria, não há empecilhos para que hajam outras.

O conceito sob a qual uma bolsa de valores opera é, na verdade, muito simples, porém a sua aplicabilidade é imensa. Para entender melhor, vamos a um exemplo prático de uma operação comum na bolsa: a compra e venda de ações.

xtb coronavirus banner pt

Entenda A Compra E Venda De Ações Na Bolsa

Ações, ou papéis, são títulos que representam uma parte do capital social de uma empresa. Ou seja, ao comprar uma ação, você está se tornando dono de um pedaço daquela empresa, sócio dela, com todos os direitos associados a isso, inclusive o de receber parte dos lucros proporcional a quantas ações você tem.

A maior parte das empresas não tem ações negociadas na bolsa, sendo de propriedade apenas de seus sócios. Disponibilizar parte dessa propriedade para que qualquer um compre através de uma bolsa de valores (abrir o capital) é nada mais nada menos do que uma forma de obter verba para financiar uma nova expansão, ou um novo projeto.

Acho o exemplo do Facebook bem didático para entender isso. Até 2012 a gigante das redes sociais era uma empresa de propriedade apenas de seus sócios. Nesse ano, por motivos internos eles abriram seu capital pela primeira vez na bolsa de valores NASDAQ, o que no mundo dos investimentos se chama IPO (initial public offer), e levantaram cerca de 16 bilhões de dólares.

Exemplo prático para entender a bolsa de valores

Ações são o ativo mais popular das bolsas de valores, por isso vamos a um exemplo com elas.

Os donos da empresa “Empresa X Inc” resolvem abrir 20% do seu capital na bolsa para conseguir verba.

Para isso listam suas ações na bolsa de valores para venda. Nessa ocasião a empresa também é obrigada a abrir todas as sua informações contábeis e financeiras para o público, para que assim todos possam avaliar o quanto ela vale.

Através da bolsa de valores essas ações são compradas pelos primeiros investidores a um preço de 10 reais cada, negociado com a empresa.

A partir desse ponto, os primeiros donos dessas ações podem vendê-las para outros investidores, e o processo de compra e venda diário começa, também através da bolsa.

Quem quer vender suas ações lança uma ordem de venda para a bolsa com o valor que deseja vender, e quem quer comprar lança uma ordem de compra pelo valor que deseja comprar.

Quando ordens chegam a bolsa de valores com o mesmo valor a troca de propriedade é executada.

A bolsa então registra o preço pelo qual o ativo foi negociado.

Esse exemplo prático certamente deixa mais claro o funcionamento da bolsa de valores, mas ao mesmo tempo gera algumas dúvidas. Como os preços chegam com o mesmo valor? Por que então eles sobem e descem o tempo todo? E onde entram as corretoras?

Vamos responder isso agora.

variação na bolsa de valores
Registro digital de ordens de compra e venda na bolsa de valores.

As corretoras e as ordens de compra e venda

Lembra que a bolsa funciona como um marketplace? Acontece que apenas instituições financeiras podem negociar ativos diretamente. A maioria dos investidores usa uma corretora para isso.

A bolsa funciona como intermediadora entre os que querem comprar e os que querem vender, já as corretoras funcionam como intermediadoras entre os investidores e a bolsa.

As ordens de compra e venda são enviadas para a bolsa de valores através das corretoras e, entendendo essas ordens, fica fácil compreender como os preços se equivalem para que as negociações se concretizem, e também porque eles sobem e descem.

Existem 2 tipos de ordem. As ordens de mercado são as mais simples e mais comuns, elas ordenam a compra de x ações pelo preço do mercado do momento. 

Ou seja, quando você envia uma ordem de mercado, ela prioriza o tempo de execução, e será concretizada pelo melhor preço disponível no momento. Essas ordens são concluídas quase que instantaneamente

As ordens limitadas são mais interessantes e são as responsáveis pelo sobe e desce dos preços. Uma ordem limitada além de informar a quantidade de papéis a ser comprada ou vendida informa o preço limite para a concretização da operação. Uma ordem como essa pode nunca ser concluída se não houver contraproposta que satisfaça suas condições.

Isso leva o investidor que realmente quer se livrar de suas ações a baixar o preço pelo qual está disposto a vendê-las, e o que quer adquirir ações a aumentar o preço pelo qual está disposto a comprar.

É através dessa dinâmica que o preço de negociação das ações está sempre subindo ou descendo. O que muitos chamam de preço de mercado das ações nada mais é que do que o preço pelo qual elas têm sido negociadas, mas esse valor já é passado. Não há garantia nenhuma de que o preço de 1 segundo atrás se repetirá. 

É hora de expandirmos a compreensão sobre bolsa de valores construída até aqui.

Opções Binárias na IQ Option com rentabilidades até 100%
Opções Binárias na IQ Option com rentabilidades até 100%

Ativos Negociados Na Bolsa De Valores

Iniciamos pelas ações para te explicar o que é a bolsa de valores e como ela funciona, mas esses ativos não são os únicos negociados nesse gigantesco mercado. 

Veja alguns dos outros ativos negociados, ou seja, comprados e vendidos, através da bolsa de valores.

  • Títulos de Renda Fixa;
  • Contratos Futuros de Commodities;
  • Contratos Futuros de Moedas;
  • Contratos Futuros de Índices;

Entender do que se trata cada um desses ativos merece um artigo a parte, mas vale dizer que eles são negociados na bolsa da mesma forma que ações, podendo ser comprados e vendidos através de ordens rapidamente executáveis e com preço sempre variando.

A Bolsa de Valores Brasileira

É hora de relembrar algo que citei no começo do artigo. Estamos sempre falando a bolsa de valores como se ela fosse uma entidade única, quando, na verdade, existem várias. Alguns países possuem mais de uma bolsa que competem entre si.

Lembre-se que bolsas de valores também são empresas privadas, que inclusive, muitas vezes, tem capital aberto e ações negociadas dentro de seu próprio sistema. É o caso da bolsa de valores brasileira, a B3, cuja as ações podem ser adquiridas através do código B3SA3.

B3 – Brasil, Bolsa, Balcão

A B3 é a única bolsa de valores em operação no Brasil e está sediada em são paulo. O nome é uma simbologia para Brasil Bolsa Balcão, e é bem recente.

A B3 é o resultado de várias fusões que foram acontecendo entre as diversas bolsas de valores que o Brasil já teve do início do século passado pra cá.

A mais significante foi a fusão da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), onde eram negociadas ações, com a BM&F (bolsa de mercadorias e futuros), onde eram negociados commodities e contratos de mercado futuro, que gerou a BM&FBovespa que operou até 2017. Nesse ano ocorreu a fusão com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) e a mudança de nome para B3.

Horário de Funcionamento da B3

As negociações de ações na B3 ocorrem de segunda à sexta, das 10h as 17h, o período de negociação é também conhecido como pregão, tenho certeza que você já ouviu esse termo antes.

Das 09:45h às 10h ocorre a pré-abertura e das 17:30h às 18h o After Market.

As negociações de outros ativos ocorrem em horários diferentes, confira a tabela completa no site da B3.

Pré-abertura

A pré-abertura funciona como um leilão onde os investidores podem enviar ordens de compra antecipadamente que não serão fechadas até a abertura do pregão.

As diversas ordens servirão para determinar o preço de abertura do ativo e não podem ser canceladas.

After Market

O after-market é simplemente um horário extra de funcionamento da bolsa onde àqueles que não conseguiram realizar suas operações durante o dia podem operar, mas estão sujeitos a alguns limites.

O Índice Bovespa (IBOVESPA)

Você certamente já ouviu falar sobre os resultados desse índice no jornal, e agora pode finalmente entender o que ele é de fato.

O IBOVESPA é uma carteira teórica de ações formada pelas ações mais negociadas na B3. Ele acaba funcionando como uma forma de medir o mercado. 

É também possível investir no índice através de contratos futuros.

Outros índices também existem, tanto nacionais como internacionais, sempre formados por carteiras teóricas de ativos financeiros. Talvez o maior exemplo seja o índice S&P 500 formado por ações das 500 maiores empresas listadas nas bolsas de valores americanas.

Como Investir Na Bolsa De Valores

Para investir na bolsa de valores basta abrir uma conta em uma corretora ou banco que tem uma plataforma digital para tal. Hoje em dia é possível enviar ordens de compra e venda de qualquer ativo através do seu celular. 

Agora, se você deseja enriquecer, e não perder dinheiro, é extremamente importante que você tenha uma filosofia de investimento, uma estratégia, e a siga.

pessoa acompanhando a variação na bolsa de valores
O Ibovespa permite uma compreensão melhor do comportamento do mercado como um todo.

Como é possível ganhar dinheiro na bolsa de valores?

São duas as principais formas de ganhar dinheiro investindo na bolsa, e agora que você sabe o que ela é e como funciona será fácil entender isso.

Através da valorização dos seus ativos

Quando você compra um papel ou título e ele passa a valer mais, você “ganhou dinheiro” embora isso não se concretize a não ser que você venda o papel. O que certamente fará se precisar do dinheiro, ou se achar que ele não subirá mais de valor.

Através do recebimento de dividendos

Acionistas são sócios de empresas e recebem dividendos e proventos, participações nos lucros e resultados, de acordo com sua parcela na sociedade.

Estratégias De Investimento Na Bolsa De Valores

Com essas 2 formas de ganhar dinheiro em mente, diversas estratégias podem ser usadas para enriquecer na bolsa de valores. Quero aqui expor os 2 extremos.

Buy & Hold (Comprar e Segurar)

Essa estratégia mais tradicional visa lucros no longo prazo, e pode se dizer que alcança de forma mais óbvia o objetivo da existência da bolsa. Permitir que você seja sócio de empresas.

Nessa filosofia de investimentos o investidor escolhe ações de boas empresas, que ele acredita devido a sua análise que irão crescer, empresas que ele realmente deseja ser sócio, compra, e não as vende enquanto acreditar que o futuro da empresa é promissor.

O foco está nos resultados futuros, flutuações de curto prazo não importam. Importa se tornar sócio de ótimas empresas. 

Eventualmente esses investidores passam a lucrar muito com dividendos, que podem usar como quiserem, ou reinvestir para enriquecer ainda mais.

Trading

Outro termo que você já deve ter ouvido muito! Trading quer dizer troca, e é essa a essência da estratégia desses investidores que visam acertar o tempo do mercado, vender seus papéis antes de uma baixa, e comprar antes de uma alta.

A idéia e utilizar análises avançadas para conseguir gerar lucros superiores aos normais no mercado. O que de certa forma, implica em estar sempre a frente dos outros investidores em conhecimento para tomar as decisões certas.

Ambas as filosofias exigem dedicação para dominar e constante atenção ao mercado. 

Existem estratégias que misturam esses 2 conceitos e certamente cada uma merece um artigo por si só.

É importante que antes de começar você adquira conhecimento, defina qual filosofia de investimentos é a certa para o seu perfil e a siga, ou a bolsa de valores se tornará em uma amarga decepção para você.

Alguns investimentos na bolsa de valores requerem menos ou nada da sua atenção e são mais indicados para quem ainda está estudando ou não terá tempo de acompanhar o mercado como títulos de renda fixa.

Outra opção são os fundos de investimento de baixo, alto e médio risco, onde seu dinheiro será investido por profissionais.

Riscos E Custos De Investir Na Bolsa De Valores

O custo de comprar e vender ativos financeiros é relativamente barato e varia de corretora para corretora. 

Esse valor passa a ser mais significativo para aqueles que fazem várias operações diariamente, como os traders. Fazendo com que seja importante ser assertivo nas operações para não zerar seus lucros em taxas de corretagem.

Todo investimento em renda variável está sujeito a riscos, alguns mais altos, outros mais baixos. Mas é importante lembrar de que é sempre possível perder dinheiro, principalmente quando não se tem certeza do que está fazendo.

Algumas formas de minimizar os riscos são:

  • Diversificar os investimentos
  • Ter a maior parte do seu patrimônio em renda fixa
  • Estar com os olhos no longo prazo

Leia mais: “Conheça as 6 regras de ouro para investir.

Olhando para o longo prazo não é difícil obter bons resultados na bolsa, explicar isso é simples, a tendência da economia é sempre crescer no futuro, e você está investindo nas maiores empresas do Brasil.

Contudo, ter bons resultados no curto prazo é para aqueles que estão dispostos a fazer o seu melhor para bater o mercado.

Há Investimentos Além Da Bolsa De Valores

A bolsa de valores não é a única forma de investir, ou o único mercado onde é possível ter lucros altos. Existem outras opções de investimentos.

Se você deseja saber mais sobre outros tipos de investimentos, gostaria de te apresentar o Mercado Cambial, o maior mercado do mundo, onde invisto com consistência há vários anos. Vem comigo?

Clique aqui para ler meu artigo sobre Forex: O maior mercado do mundo.

Se gostou do artigo: O que é a Bolsa de Valores, por favor partilhe e siga o Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat
Iniciar Chat
Este mercado, sendo simples, não é fácil. Deixe seu EMAIL para acesso a Sinais e Curso.
Scroll to Top