Análise Coinbase – Será a Plataforma que Você Procura?

A Coinbase é uma firma líder de compra e venda de criptomoeda, cotada na Nasdaq e com uma reputação sólida. Com quase 10 anos de mercado é mais indicada para os iniciantes. Será que é a plataforma ideal para você?

coinbase
coinbase

Introdução à Coinbase

A Coinbase é uma das maiores e mais prestigiadas plataformas de compra e venda de criptomoedas. Além disso, é das mais antigas ainda em atividade, pois abriu suas portas em 2012. Tem a sua sede em São Francisco, EUA.

Possui uma sólida regulamentação e uma interface muito simples, que apela essencialmente aos iniciantes. Continua na linha da frente das melhores corretoras disponíveis.

Está cotada na bolsa Nasdaq desde Abril 2021, o que mostra sua dimensão e robustez.

Manteve uma atenção muito grande à sua simplicidade de interação, depósito e saque. Têm quase 60 milhões de clientes verificados, em mais de 100 países pelo mundo fora.

A companhia começou por ter apenas um serviço de venda direta ao Bitcoin, mas com a (enorme) evolução do mundo das criptomoedas, também a própria firma se reinventou, oferecendo mais serviços, ao longo dos anos. 

Podemos dizer que a Coinbase é uma plataforma mais orientada para quem está a começar. Algumas das características que nela existem são uma ajuda preciosa para os mais novatos. Mas através do Coinbase Pro a empresa convida os mais experientes para iniciar também.

Primeiros Passos na Corretora

O castro é um processo muito simples e fácil. Primeiro, aceda à página principal e no formulário introduza o seu nome, e-mail, e a palavra-passe que deseja utilizar.

cadastro
cadastro

Ser-lhe-á então pedido para verificar o seu endereço de correio eletrónico. Em seguida, vai ser solicitado a introduzir o seu número de celular para receber um código de verificação e introduzi-lo. A empresa utilizará mais tarde este número de telefone para enviar códigos de verificação de 2 etapas. Após esta etapa, pedir-lhe-á que introduza os seus dados de identificação.

Tal como qualquer serviço de investimento, deverá provar a sua identidade através de identificação. Esta passo é obrigatório para firmas com a regulamentação da Coinbase.

Depois disto, a sua conta terá sido criada e poderá finalmente adicionar as informações da sua conta bancária, cartão de crédito, ou cartão de débito para permitir depósitos e levantamentos, para que possa começar a negociar ou a investir.

As permissões de negociação, deposito e saque estão relacionadas com o nível de sua conta. Existem 3 níveis de conta, como se fosse os níveis de um videogame.

Cada nível desbloqueia funcionalidades adicionais para a sua conta. Ao verificar certas informações, terá acesso a limites mais elevados e a transações ilimitadas na sua conta.

Pode ver facilmente o seu nível atual e como aumentá-lo, dirigindo-se à secção de limites da conta nas suas Configurações. Dependendo do seu nível atual, pode seguir os seguintes passos para aumentar o nível da sua conta:

  • Verificar o número de telefone
  • Verificar uma identificação fotográfica válida
  • Verificar informações pessoais, incluindo prova de morada

Com este esquema, os negociantes não precisam enviar logo tudo de uma vez para validar sua conta. Ao invés, podem ir operando e entrando mais na corretora, e se realmente gostarem e precisarem de aumentar seus limites, vão fazendo com os passos descritos acima na medida do necessário.

Pode definir, dentro do possível, a interface como desejar, mas de lamentar que não se pode alterar a língua para português, ficando sempre em inglês.

Serviços que a Empresa Fornece

O principal serviço do Coinbase começou por ser a corretagem, oferecendo o serviço de compra e venda de criptomoedas. No entanto, não é mais apenas uma plataforma de compra e venda de criptomoeda.

Outros projetos adicionais da empresa são:

USD Coin

Uma stablecoin criada pela coinbase juntamente com a Circle. Criada para ser uma cripto com preço estável, equiparado ao dólar americano, mas virtual.

Coinbase Wallet

É uma carteira virtual onde você é o único dono das criptomoedas. Não precisa ter cadastro na Coinbase para ter acesso à Coinbase Wallet. São acessos e serviços separados.

Nesta carteira, as chaves privadas são mantidas apenas no seu dispositivo e não de forma centralizada numa corretora como a Coinbase.

Coinbase Card

Um cartão de débito que lhe permite gastar seus fundos de criptomoeda na extensa rede Visa. Sem anualidades, e com possibilidade de lhe dar cashback até 4% do que gastar. O cartão está para chegar brevemente e estará disponível, por agora, em alguns países da Europa, Reino Unido e USA.

cartão
cartão

Para finalizar, temos a muito importante Coinbase Pro, que é uma plataforma de negociação de criptomoeda. Iremos abordá-la mais em detalhe no ponto abaixo.

Coinbase e Coinbase Pro

Quando se fala de Coinbase, o termo Coinbase Pro surge de imediato e por vezes há muita confusão sobre um e outro. Qual devo usar? Faz parte da mesma empresa?

coinbasevscoinbasepro
coinbase e coinbasepro

Sim, o Coinbase Pro faz parte da mesma empresa e é um aplicativo anexo à própria Coinbase.

Anteriormente conhecida como GDAX, a Pro é uma plataforma onde você pode operar com criptomoeda com mais opções do que o Coinbase normal permite.

Um usuário que já tenha cadastro na plataforma Coinbase, tem imediato acesso ao Pro. Os dados de acesso são os mesmos.

Mas o objetivo e publico alvo de uma plataforma é diferente da outra. A coinbase original é mais orientada para iniciantes e a Pro, como o nome indica, mais para negociantes com alguma experiência.

Vamos ver as diferenças:

Gráficos – Os gráficos do Coinbase são de linhas simples, bonitas, muito fáceis de entender, mas sem grande profundidade técnica. Existe algumas métricas genéricas como volume, demanda, tempo de retenção médio, etc. Ideal para quem começa.

No Pro as métricas ficam de fora e os gráficos simplistas de linhas dão lugar a gráficos de velas que permitem melhor análise, nomeadamente para quem negoceia price action. Tem um gráfico de profundidade que lhe diz em tempo real as ordens de compra e venda.  

Infelizmente, embora seja a versão Pro, nem sempre é responsiva, travando por vezes, sem que se possa culpar a ligação de rede de banda larga de fibra ótica usada nos testes.

vsgraficos
diferença de gráficos

Características Únicas – Como já explicamos não existe uma plataforma melhor do que a outra, mas sim uma que se adequa mais um tipo de negociante. Por isso, ambas têm características únicas no momento de operar.

Feed de notícias muito útil: são lançadas com frequência e pode criar alertas para as moedas que mais prefere. Outra funcionalidade interessante é o Earn and Learn.

Nesta área existe algum material didático sobre moedas e você ainda recebe algumas moedas por os assistir. Muito bacana!

Abaixo encontra um questionário a ser feito para a moeda CLV, onde poderá ganhar CLV se acertar corretamente. O nível de dificuldade das perguntas é muito baixo, para falar a verdade.

earn and learn
earn and learn

O Pro não tem estas vantagens, mas pode operar definindo ordens de limite, que faz toda a diferença.

Também nos aplicativos essas diferenças são verificadas de igual modo. Se você for um negociante com alguma experiência a versão Pro do aplicativo vai ser a sua preferida. No entanto, se for um iniciante e tiver menor experiência, irá se sentir mais confortável com a versão ‘normal’ do aplicativo.

Mas importa marcar que ambos os aplicativos são bons e estão disponíveis para Android e iOS.

Também nas taxas existem diferenças, que vão ser descritas mais em detalhe abaixo.

Taxas Praticadas

É sabido que o sistema de taxas cobradas tanto no Coinbase, como no Coinbase Pro é complexo e pesado, no mau sentido. Por isso reservamos um parágrafo só para isto. Como iremos ver, as taxas podem ser um pouco caras, limitando seus lucros de forma considerável.

Na ‘normal’ você paga sempre duas de três possíveis taxas. Do spread fee você nunca se escapa e será sempre fixo em 0.5% da sua transação total. Depois tem o flat e o variable fee, em que paga um deles, o que for mais caro. Estas duas últimas depende do valor total de transação, localização geográfica onde se encontra e de que forma você compra a cripto.

Vamos dar um exemplo, para o Coinbase, que nem é dos mais “salgados”, só para você ter uma ideia:

O Lucas quer comprar o equivalente a 100 dólares em Bitcoin e para comprar vai comprar através de transferência bancária. A primeira taxa são os 0.5% (fica em 0,5 dólares), mais a taxa flat, que para este exemplo é de 3 dólar. Tudo junto você comprou 100 dólares, mas em taxas perdeu 3 dólar e meio, que corresponde a 3.5%, o que é muito.

No caso do Coinbase Pro, a situação melhora um pouco mais. As taxas aqui dependem do seu volume de negociação nos últimos 30 dias. De forma geral, quanto menos negoceia, mais você pagará de taxas. A estrutura de taxas está disponível no site oficial para consulta e na data desta análise era a seguinte:

estrutura taxas coinbase pro
estrutura taxas coinbase pro

De notar que é possível transferir fundos da Coinbase para a Coinbase Pro e isto é grátis e habitualmente demora poucos segundos a ser processado.

Meus Investimentos estão Seguros?

A firma continua sendo uma das grandes corretoras mundiais que não sofreu um ciberataque em massa, levando a perdas de milhares ou milhões, como já aconteceu com muitas outras.

ataque
ataque

A empresa afirma que 98% dos fundos estão armazenados offline em vários locais em todo o mundo, o que ajuda a proporcionar ainda mais segurança aos (seus) bens digitais.

Isto ajuda a explicar porquê muita gente continua a se cadastrar e a permanecer nesta plataforma.

E esta listagem que mostra os ciberataques feitos às corretoras de 2011 a 2020 ajuda a corroborar a segurança da Coinbase.

Claro, irá encontrar várias histórias mais ou menos isoladas de alguns usuários que foram hackeados, perdendo seus fundos, mas na maioria isto alegadamente estará associado a falta de segurança do lado do usuário.

Por isso é tão importante que se cumpram as métricas de segurança na sua conta.

Tanto o Coinbase, como o Coinbase Pro incorporam bons níveis de segurança. Pode (e deve usar) a autenticação de dois fatores que lhe envia uma mensagem de texto para o celular ou através do Google Authentication.

Authentication
Authentication

Também pode usar seu dispositivo físico de autenticação, tal como Ubico YubiKey.

Ativos Disponíveis

A quantidade de ativos disponíveis para comprar ou vender dentro do mundo Coinbase é satisfatória. Naturalmente que as moedas mais famosas e mais negociadas estão presentes. Mas somos forçados a dizer que isso depende do seu nível de exigência.

ativos
ativos

No Pro há mais de 200 ativos para operar. Mas no ‘normal’ não chega a 90. Isto será mais que suficiente para um utilizador iniciante. Mas ao comparar com outras alternativas, tal como a Binance e os seus mais de 500 ativos, não deixa de parecer limitado.

Se você é um negociante com vontade de testar novos projetos de moedas recentemente lançadas e com ainda pouco volume, talvez tenha dificuldade em encontrá-las aqui.

No ‘normal’ será habitual você ter um menu como o que vê abaixo, onde você pode saber mais informação sobre determinada moeda, até a pode seguir, mas ela não está disponível para comprar ou negociar.

nao se pode negociar
Estes não pode comprar

Suporte ao Cliente, Como Funciona?

A firma alega que o suporte ao cliente está disponível por email, telefone e no Twitter.

No entanto, ao analisarmos melhor, o Twitter é apenas para comunicados emitidos pela empresa, logo você não pode expor suas dúvidas.

Por telefone você não irá falar com ninguém real do outro lado, por isso assumimos que seja um bate papo com um bot por voz. Não é o mais útil também.

Resta o apoio por email, que realmente existe e que é acessível clicando no botão “need help” ou no ícone de diálogo.

Irá ter uma caixa com ajudas a perguntas frequentes e pode enviar uma mensagem que irá depois ser respondida mais tarde.

suporte
suporte

Da nossa experiência, o suporte não é o mais célere.

Embora a equipe global da corretora ultrapasse os 1700 funcionários, demorou algum tempo a recebermos feedback e as formas de apoio que a corretora dispõe são reduzidas.

O fato do suporte ser apenas e só na língua inglesa também pode limitar alguns traders que não conhecem o idioma.

Vantagens e Desvantagens da Plataforma

A Coinbase continua a ser uma corretora extremamente sólida, com seguintes prós e contras:

A favor:

Empresa americana com regulamentação americana “à prova de bala”

Plataforma extremamente fácil de utilizar, focada para quem está a começar

Com sólida segurança, um dos pilares absolutos da empresa

Cotada na bolsa Nasdaq, um dos maiores Índices do mundo

Coinbase normal e Pro complementam-se e servem tanto o iniciante como o mais experiente

Sólidos aplicativos normal e Pro que pode baixar

Contra:

Sistema de taxas muito complexo e tendencialmente mais caro

Suporte lento a responder

Plataforma Pro por vezes ‘congela’ nos momentos cruciais de uma compra/venda

Plataforma e aplicativo em inglês apenas

Conclusão

A Coinbase, a par com a Binance, marca o passo nas corretoras de topo mundial no departamento de criptomoedas.

 A sua facilidade de utilização, segurança e seus gráficos simples e bonitos apelam imenso a um comerciante inicial, que está a dar ainda os primeiros passos. De fato, é comum vermos esta empresa como sendo a porta de entrada para este mundo.

Mais tarde, esses mesmos traders muitas vezes migram para outras plataformas, de forma total ou parcial, pois precisam outras ferramentas que a Coinbase ainda não dá. Se você está a dar os seus primeiros passos, sem dúvida que a Coinbase será uma das mais sólidas opções que encontra.

Análise Coinbase – Será a Plataforma que Você Procura?Análise Coinbase – Será a Plataforma que Você Procura?Análise Coinbase – Será a Plataforma que Você Procura?Análise Coinbase – Será a Plataforma que Você Procura?Análise Coinbase – Será a Plataforma que Você Procura?Análise Coinbase – Será a Plataforma que Você Procura?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top