Análise Binance – A Corretora Líder ainda tem Futuro em 2021?

A Binance tornou-se uma das maiores e mais relevantes plataformas no mundo das Criptomoedas.  Com suas taxas baixas e interface avançada é considerada o maior corretor da atualidade em Cripto.

Binance capa
Binance capa

Binance, o que é?

Fundada em 2017, a Binance é hoje um dos maiores e mais respeitados nomes da indústria. É uma plataforma de compra, câmbio e armazenamento de criptomoedas. Disponível em mais de 180 países, com um absurdo montante de 1.4 milhões de transações por segundo, é fácil entender porque se tornou um ‘monstro’ do mundo da criptomoeda.

A Binance cresceu muito e muito rápido com foco em taxas baixas e alto nível de segurança. As taxas, quando comparadas com empresas concorrentes, são muito mais baixas, sendo que não passam os 0.1% por operação.

Já ultrapassou em volume outras exchanges de renome, tal como a Coinbase que é outra empresa com grande reputação e mais anos de mercado.

Seus clientes podem operar em mais de 500 ativos, entre criptomoedas, tokens DeFi e stablecoins. Podem negociar baixando o aplicativo para computador pessoal, para smartphone ou diretamente no navegador.

O aplicativo para celular funciona muito bem e está repleto de ferramentas e funcionalidades como se estivesse no aplicativo para computador, mas claro, numa tela mais pequena. E com tanta informação, por vezes até fica meio difícil enxergar tudo direito.

Convém não confundir esta Binance com a Binance.US que é uma versão da mesma corretora, mas apenas para o mercado americano. A versão americana tem uma oferta muito mais limitada e não a iremos abordar nesta análise.

Como começar?

É muito fácil! Primeiro aceda à página oficial. Depois, se preferir colocar o idioma em Português, faça-o no canto superior direito, onde pode definir seu idioma, região e a moeda.

Depois pode clicar no botão amarelo “criar conta”.

cadastro
cadastro

Vai definir seu email ou contato celular, escolher a senha que desejar e irá receber um código de verificação. Coloque esse código para confirmar sua conta e se não o receber confirme na pasta spam.

Depois de entrar na conta pela primeira vez, vai ser preciso verificar sua conta.

Este processo pode ser um pouco ameaçador se você é novato, mas este processo é habitual no mercado, especialmente se estiver a operar com empresas sólidas e seguras. No final de contas, acaba por ser uma medida de segurança extra para você e seu futuro investimento.

Para efetuar a verificação, será necessário carregar uma fotografia clara onde sua cabeça esteja toda visível, e uma fotografia de um bilhete de identidade/documento oficial, tal como a carteira de motorista ou passaporte.

Para o fazer, clicar no botão de conta circular no topo da página, depois selecionar ‘Identificação’. Clique no botão amarelo ‘Verificar’ na página seguinte, e começará por fornecer informações como o seu nome, morada, e data de nascimento. Em seguida, terá de carregar o documento de verificação da sua identificação à sua escolha, antes de carregar uma imagem clara da cabeça.

Este processo é importante e deverá ser feito com atenção, visto que a verificação é essencial para uma boa experiência na Binance.

Depois deste processo estar feito, as portas do mercado cripto abrem para você.

Mas para isso, muito provavelmente você ira fundar sua conta. Como não estamos a operar em corretoras de Opções Binárias ou Forex, aqui não terá uma conta demo, com saldo fictício para testar.

Então, para depositar você tem um vasto leque de opções. No canto superior direito tem o botão “compre cripto”. Dependendo da moeda em que quer pagar e do seu país, pode comprar com cartões visa ou mastercard, fazer uma transferência bancária, usar o PIX e TED (para o Brasil apenas) ou comprar com moeda fiduciária usando serviços de terceiros.

fundar conta
fundar conta

Mas se você for total iniciante terá todo um departamento de aprendizagem no Academy. É tipo academia, mas não é para ficar fitness, é para ficar mais instruído mesmo. O Academy é uma excelente ‘biblioteca’ com quase 300 artigos, escrito em vários idiomas, incluindo português.

Binance é seguro?

Um dos pilares da empresa foi e continua a ser a sólida segurança.

A empresa suporta várias camadas e tecnologias de segurança. A já conhecida autenticação de dois fatores que lhe envia uma mensagem de texto para o celular e um email para seu email está presente, bem como compatibilidade com o Google Authentication.

segurança
segurança

Pode ainda definir um código anti-phishing, para que reconheça facilmente se os emails que está a receber são mesmo vindos do Binance ou se são tentativas de phishing.

Também existe uma função de Gestão de Endereços, onde lhe permite criar uma lista de carteiras digitais (de confiança) para onde pode sacar. Depois de definir esta função, todos os novos endereços vão requerer uma confirmação por email antes de iniciar o saque.

Se tudo isto não fosse suficiente, ainda pode contar com suporte para autenticação por hardware, através de um dispositivo tal como o Ubico YubiKey.

Estas chaves de segurança de hardware são ferramentas físicas que protegem seus dados. Em vez de usar uma senha ou código digital, estes pequenos aparelhos mantêm sua segurança pois precisam de estar conectados com seu computador ou smartphone como garantia de acesso. São chaves USB/type C ou dispositivos mais pequenos, com ou sem leitura de impressão digital.

A Binance também lidera a CryptoSafe Alliance, que mostra o compromisso com a segurança. Esta plataforma anti-fraude faz um check-up pelas Blockchains do Bitcoin, Ethereum, TRX e EOS, monitorizando a segurança em busca de ameaças. 

A Batalha Recente contra os Reguladores

Embora a segurança seja um dos pontos-chave do Binance, a verdade é que os problemas com reguladores têm aumentado nos últimos meses. Porquê?

regulamentação
regulamentação

Durante 2021 assistimos a várias medidas regulatórias que limitam o raio de ação da Binance. Em junho desse ano, tanto o regulador Japonês Financial Services como o Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido emitiram avisos que indicam que a corretora opera sem registro nesses países. Em julho, foi a vez da Itália anunciar, através do Consob, que a Binance “não está autorizada a realizar investimentos naquele país.

Para além disso, algumas formas de depósito dentro da Europa foram temporariamente retiradas, com a impossibilidade de depositar fundos via transferência bancária para clientes europeus.

Esta limitações não são um banimento, e as razões parecem ser a mesma, que é a falta de informação sobre a real localização da empresa. Se o CEO da empresa, Changpeng Zhao, indica que a firma não tem sede definida em nenhum lado, os reguladores apontam que uma das moradas principais é nas Ilhas Caimão, um suposto paraíso fiscal.

Esta relação da Binance com os reguladores não tem sido a mais tranquila, mas parece não abanar muito a estrutura global da plataforma. A esmagadora maioria dos clientes continua a poder operar de forma tranquila.

Serviços que a Binance Apresenta

No primeiro paragrafo dissemos que a Binance permite o câmbio e armazenamento de criptomoedas. Mas, na verdade, permite muito mais do que apenas isso. Aliás, tem tantas funcionalidades que um novato que entre pela primeira vez irá ficar seguramente ‘perdido’, sem saber onde clicar.

Na verdade, a plataforma é muito extensa, cheia de áreas e suas sub-áreas. Os desenvolvedores fizeram um bom trabalho, mantendo a interface simples, ‘limpa’ e funcional, dentro possível. Mas a verdade é que, se for sua primeira vez na Binance, você vai ficar impressionado com tantas opções e capaz de se sentir num labirinto.

plataforma binance
plataforma binance

Compra de Criptomoeda

Naturalmente, este é um dos ponto-chave de toda a plataforma, essencial para você começar.

Naturalmente que pode transferir criptos de outras wallets ou exchanges, mas caso não tenha o mais certo é começar por aqui.

Você pode comprar, vender e converter cripto. Pode comprar com moeda fiduciária (euros, dólares, etc), como pode comprar com cripto. 

Negociação Spot

Sem dúvida que uma das áreas que você irá passar mais tempo será na interface do trading Spot, que é o mercado à vista. Comprar e vender pode ser muito para absorver se for sua primeira vez no Binance, mas o vídeo abaixo explica os detalhes da trading view e das formas de comprar.

YouTube video
Video Como Realizar Trades Spot no Binance

Conversão de criptomoeda

Pode usar a ferramenta Converter, que permite você converter moeda X, para a moeda Y, em um clique apenas. Sem comprar, sem vender, de um modo fácil e rápido a plataforma converte o valor que desejar. Na imagem abaixo podemos converter BNB em BTC. Ao usar esta funcionalidade, a Binance converte ao preço de mercado praticado naquele instante.

converter
converter

Recompensas Staking

Fazer staking é um termo recente, mas já muito popular no mundo das criptomoedas. De modo simplista, envolve ganhar juros ao deixar suas moedas para render. Ao contrário de um banco, onde os juros rendem pouco mais que zero porcento, aqui o seu dinheiro parado pode lhe dar um extra.

Vai depende do montante, do período de tempo que deixa a render e da moeda, mas para ter uma ideia, abaixo seguem algumas moedas e suas porcentagens de lucro estimado anual:

– QTUM: 1 a 2%

– ALGO: 8 a 10%

– ATOM: 6 a 9%

Naturalmente que estes valores tendem a mudar ao longo do tempo e mais moedas vão aparecer para fazer staking.

Staking
Staking

Lauchpad

Eis outra área exclusiva da correta que os fans adoram. Isto porque, de forma resumida, você pode participar de projetos de lançamentos de novas moedas, e ganhar moedas sem fazer nada!

Eu explico. Ao lançar um novo token, a entidade responsável envolve a Binance e a sua quantidade massiva de usuários para espalhar a novidade do seu token pela comunidade. Você, e todo o mundo, pode subscrever os lançamentos desses novos token ao reservar uma quantia de BNB (leia mais sobre BNB abaixo) durante um curto período de tempo. Este valor é seguro e você não tem hipótese de o perder, está lá para bancar o seu apoio aquele token. Naturalmente que quanto mais você reservar e bancar, maior vão ser suas recompensas.

Depois do período terminar você recebe todo o BNB investido e mais uma porcentagem do novo token. Muito legal, não acha?

A Binance só escolhe projetos sólidos e que vão ajudar a comunidade.

À data da escrita deste artigo, a empresa já tinha lançado quase 50 projetos no Lauchpad.

OTC trading

Também existe uma secção de troca direta de moedas, sem envolver terceiros. Ideal para os usuários que queiram movimentar grande quantias de forma rápida e segura sem afetar os mercados. Serve para quase todas as moedas listadas, sejam elas cripto, stablecoin, altcoin, etc. Não será necessário criar nova carteira, não é preciso o mercado nem a validação via blockchain, tudo feito de forma segura e confidencial.

Mercado de NFTs Binance

Se nunca ouviu falar de NFTs, saiba que são “Non-Fungible Token”, em inglês. Também são conhecidos por cripto-colecionáveis. Cada um desses NFTs é um ativo digital criado no blockchain. Pode ser uma imagem, um áudio, um vídeo, etc. São “não fungíveis” (non-fungible), por isso não podem ser gastos, consumidos, fundíveis, substituíveis ou divisíveis. São, por isso, itens únicos e exclusivos.

São uma ‘moda’ incrível dos nossos tempos e alguns têm sido comprados por vários milhões. É um tema muito interessante, por isso leia o que é que a Wikipedia fala sobre.

O mercado de NFTs da Binance é outra plataforma onde criadores e colecionadores podem criar e negociar em NFTs, uma das últimas loucuras do mundo virtual.

Usando as blockchains Binance Smart Chain ou Ethereum você poderá criar e lançar suas criações ou simplesmente comprar através de leilões ou preço fixo. A corretora fica com um prémio fixo de 1%.

nfts binance
nfts binance

O que é o BNB?

Outra das vantagens que fez a corretora ganhar um lugar de destaque foi e continua a ser o BNB, que nada mais é do que a moeda nativa dentro do ecossistema Binance. O BNB é o BinanceCoin, lançado em 2017 e é um token que pode ser comprado e vendido como qualquer outro. Mas pode ser usado para muito mais, ora veja:

  • Pagamento de Taxas: pode usar o BNB para pagar taxas de operação e ainda ter 25% de desconto nessas mesmas taxas de operação se o fizer.
  • Forma de pagamento de cartão de crédito: Pode usar BNB para pagar os cartões de crédito de cripto no site Crypto.com
  • Forma de pagamento: Através de aplicativos de terceiros, como a Trustwallet, pode usar o seu saldo de BNB para comprar viagens, NFTs, reservar hotéis e muito mais.
  • Investimento: o BNB é usado para fundar suas participações no Lauchpad que falamos mais acima, onde você pode ganhar token diretamente.
bnb
BNB

Resta explicar que o BNB tem uma oferta finita, e que, a cada trimestre existe uma destruição propositada de Binance Coin. A própria firma, usa em cada trimestre 20% do seu lucro para comprar de volta BNB, só com o intuito de os destruir. Irá continuar fazendo essa prática até destruir 50% do montante total de BNB, com o objetivo de o tornar mais escasso e mais valioso.

Cartão Binance

É um cartão de crédito físico de criptomoeda, emitido pela própria Binance. O cartão suporta pagamentos com BTC, BNB, ETH, SXP e BUSD. Não está disponível em todos os países, mas naqueles onde está permite ao seu usuário trocar, em tempo real e na hora da transação, suas moedas digitais por moeda fiduciária, euros por exemplo. Tem toda uma rede de 60 milhões de comerciantes em cerca de 200 países espalhados pelo mundo.

binance card
binance card

Tem outra vantagem, ao usar o cartão você terá um sistema de cashback, no qual recebe reembolso dependendo do montante de BNB que você tem dentro da Binance, bacana não?

Vantagens e Desvantagens da Plataforma

A Binance é uma das empresas mais prestigiadas do setor com os seguintes prós e contras:

A favor:

Taxas imbatíveis

Interface profissional e cuidada, mesmo com tanta opção

Nível de segurança em grande plano

Existência do BNB e do que essa moeda proporciona

Quantidade de ativos e instrumentos financeiros gigante

Página, aplicativo, plataforma, suporte e área de aprendizagem tudo em Português

Contra:

Curva de aprendizagem acentuada, não é uma plataforma fácil de dominar em poucos dias

Para um iniciante, a vasta quantidade de opções e instrumentos de trading pode ‘assustar’

Relação com as entidades regulatórias complicada

Binance Conclusão

A Binance continua num restrito grupo da liderança. Para muitos, continua a ser a número 1 e pelas razões que já explicamos. Interface limpa e super avançada, repleta de funções e opções, mas que pode ‘assustar’ os novatos. Quantidade de ativos é imbatível e as taxas são das mais baixas do mercado, principalmente se colocar o BNB em bom uso.

A relação com os reguladores têm sido um pouco turbulenta. Não que haja falta de segurança para os comerciantes, longe disso, mas isso faz com que alguns clientes deixem de ter acesso a certas funcionalidades.

Se não tem receio de dominar uma plataforma profissional repleta de funcionalidades e formatos de negócio e se as taxas baixas são uma prioridade, então a Binance será uma das melhores opções do mercado.

Análise Binance – A Corretora Líder ainda tem Futuro em 2021?Análise Binance – A Corretora Líder ainda tem Futuro em 2021?Análise Binance – A Corretora Líder ainda tem Futuro em 2021?Análise Binance – A Corretora Líder ainda tem Futuro em 2021?Análise Binance – A Corretora Líder ainda tem Futuro em 2021?Análise Binance – A Corretora Líder ainda tem Futuro em 2021?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top