Conheça o seu Perfil de Investidor

Antes de investir é muito importante conhecer o nosso perfil de investidor.

Hoje, a oferta de produtos para investimento é enorme e muito variada.

Esta oferta varia no tipo de risco associado e no potencial de lucro.

perfil de investidor
Perfil de Investidor

Quanto maior o risco, maior o lucro.

O problema é que nem todos temos um perfil para investidor adequado para todos os mercados.

Mercados como Opções Binárias, Forex, Bitcoin, etc, oferecem lucros potenciais muito elevados, mas não são adequados para todos os tipos de investidores.

Antes de investir veja primeiro se o tipo de risco do investimento onde quer entrar se é adequado para o seu perfil de risco.

Este perfil de investidor irá determinar que tipo de investimentos devemos fazer.

Nos links abaixo pode fazer o seu teste online do perfil de investidor em dois sites diferentes.

Quais os tipos de Perfil de Investidor?

No Brasil o perfil de investidor é dividido em 3 níveis:

Conservador: 

É o típico investidos que busca a segurança acima de tudo para se decidir sobre quais os investimentos que se sente tranquilo. O ideal é manter percentual maior da sua carteira de investimentos em produtos de baixo risco e investir uma pequena parcela em produtos que ofereçam níveis de riscos diferenciados, com objetivo de atingir ganhos no longo prazo.

Moderado: 

É um investidor que deseja segurança nos seus investimentos, mas também aceita investir em produtos com maior risco que podem proporcionar melhores ganhos no tempo. Diversificar é a estratégia indicada para os investimentos de clientes com esse perfil dividindo a sua carteira por investimentos de risco baixo, médio e risco elevado.

Arrojado: 

É o tipo de investidor que busca possibilidade de maiores ganhos e para isso aceita correr mais riscos. Para proteger seu patrimônio,deve aplicar parte de seus investimentos em produtos de baixo risco. Por vezes é também o investidor que tem pouco e que pretende alanvacar seus ganhos numa fase inicial para poder ter uma maior carteira para poder diversificar.

Teste abaixo o seu perfil de investidor:

Banco do Brasil

SGF

Um investidor moderado terá mais apetência por se sentir seguro e aplicar o seu dinheiro no Banco em aplicações financeiras de médio/longo prazo com rentabilidades, normalmente até os 5%.

Um investidor agressivo (como eu) nunca colocará o seu dinheiro neste tipo de aplicações. Poderá aplicar uma parte do seu capital numa conta poupança ou renda fixa, mas uma boa parte do capital ficará dividido em aplicações com algum risco cuja capitalização fique acima dos 10% a 15%.

Irá sobretudo aplicar os seus rendimentos em sistemas com rentabilidades anuais acima dos 50%, muitas vezes bem acima dos 100% anuais, algumas com grande risco associado.

A IQ Option é uma das melhores plataformas de trading Online. Ela oferece inúmeros produtos de negociação. Conta Demonstrativa gratuita de 10.000 USD. Depósitos a partir de 20 BRL ou 10 USD ou 10 EUR. Negociações a partir de 1$.

Perfil de Investidor
Clique na imagem acima para testar. Grátis

Uma das perguntas que eu faço antes de aplicar dinheiro num projecto é perguntar-me a mim mesmo, se o custo de oportunidade compensa.

É um pouco como no Poker em que devemos calcular as ODDS antes de fazer call, raise ou fold. Significa que devemos calcular se o ganho possível compensa o risco. Claro que para cada um o resultado é diferente, dependendo exactamente do nosso perfil de investidor.

Um exemplo que aconteceu comigo no passado:

Soube de um investimento que pagava ao mês entre 5% a 15%, o que à partida pode parecer impossível, pelo menos se falarmos com um economista ou um bancário.

Na altura e fazendo as minhas contas do custo de oportunidade foi de que fazendo um investimento de por exemplo 1.000 euros, com juros compostos (reinvestindo os lucros mensais), iria conseguir dobrar o investimento em 6 meses.

Por contrapartida os mesmos 1.000 euros investidos numa conta a prazo em 6 meses iria receber neste mesmo período cerca de 5 euros.

O risco era o de perder os 1.000 euros, se o investimento fosse um esquema, ou dobrar o valor investido em 6 meses. Investi e num ano consegui triplicar o investimento inicial.

Conheça as 6 regra de ouro para investir

Claro que nem sempre acontece isto, tenho outro exemplo de que fiz o mesmo e o dinheiro desapareceu.

Neste exemplo a velha ganância tomou conta de mim. Acreditei que ganhar 20% por mês era perfeitamente possível.

Ainda por cima, sem qualquer risco diziam eles. Investi meu dinheiro, o que tinha e algum que não tinha (fiz um crédito).

Fiquei sem dinheiro e sem o sonho de ficar rido depressa. Mas serviu de exemplo.

Tudo tem risco e todo o lucro está ligado ao risco. Quanto maior este for, maior é o risco associado.

Se alguém lhe oferecer uma proposta contrária, Fuja!

Mas como digo sempre, é importante sabermos perder, como ganhar.

Importa ainda explicar que hoje em dia não há investimentos seguros a 100%, nem no banco, embora nos possam transmitir isto, basta fazer uma subscrição de um produto financeiro qualquer e olharmos com atenção para as condições contratuais.

Resumindo, temos de nos conhecer bem, fazendo um teste de perfil de investidor, antes de aplicarmos o nosso dinheiro, seja onde for, e para isso fazer o Perfil de Investidor é essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat
Iniciar Chat
Este mercado, sendo simples, não é fácil. Deixe seu EMAIL para acesso a Sinais e Curso.
Scroll to Top