5 passos para quem quer investir na bolsa de valores durante uma crise

A Bolsa de Valores Brasileira foi visivelmente afetada pela crise económica. Os preços de várias ações despencaram, acumulando perdas gigantes. Sendo que alguns setores da economia foram ainda mais afetados com a crise.

Diante da situação, os investidores não tiveram tempo de se protegerem. E muitos acabaram amargando elevados prejuízos. Os 5 passos para quem quer investir na bolsa de valores ajudam com algumas dicas para aprender a investir nestas fases.

5 passos para quem quer investir na bolsa de valores durante uma crise
5 passos para quem quer investir na bolsa de valores durante uma crise 8

Cuidando dos investimentos

Nos últimos anos, a Bolsa de Valores Brasileira vinha apresentando um cenário muito favorável para os investimentos em renda variável, pois a situação era de grande alta.

No entanto, diante da crise, o que podemos observar é a venda acentuada de ações, deixando o mercado bem assustado e mostrando que, agora, o investimento em renda variável já não é uma opção tão vantajosa assim, por apresentar um risco elevado.

E como é normal numa situação de medo e incerteza o investidor tende a vender para ficar com o dinheiro a saldo, provocando uma onda de venda superior á compra, fazendo com a relação da oferta e demanda, caia para o lado da demanda, e com isso, provocando a queda generalizada, arrastando todas ou quase todas as empresas cotadas.

Investir na bolsa de valores na crise

Porém, mesmo com tantas oscilações, há quem queira investir na Bolsa de Valores do Brasil e aproveitar as oportunidades que o momento atual pode oferecer.

Por isso, listamos abaixo 5 passos para quem quer investir na bolsa de valores na crise. Assim, além de investir com mais segurança, você também consegue fugir da maioria das armadilhas que o mercado possui. Confira!

5 passos para quem quer investir na bolsa de valores na crise

1 – Crie uma reserva de emergência: antes de começar a investir, é preciso se planejar e se preparar financeiramente, para não ser pego desprevenido em situações de imprevistos.

Por isso, ter uma reserva de emergência é essencial para qualquer pessoa, em especial para quem deseja começar a investir na Bolsa de Valores nesse momento de crise.

2 – Não realize operações de curto prazo: todo investidor iniciante já quer começar a ganhar muito dinheiro logo no início. Com isso, eles acabam se precipitando.

Uma dica para quem quer investir mesmo numa crise, é não realizar investimentos de curto prazo. O mais indicado, principalmente para quem não tem experiência, é investir em ações no longo prazo.

3 – Evite acompanhar as cotações o tempo inteiro: quem investe no longo prazo, não deve ficar acompanhando as cotações todos os dias, pois você pode acabar sendo influenciado pelas emoções.

Uma ou duas vezes no mês é uma excelente frequência para quem investe no longo prazo.

4 – Trabalhe o seu estado emocional: apesar de parecer algo simples e fácil, ter disciplina e trabalhar o seu emocional não é uma tarefa fácil quando se trata de Bolsa de Valores, principalmente diante de uma crise.

Por isso, antes mesmo de começar a investir, tenha em mente que o preço das suas ações vai cair sim, e que você pode até perder muito dinheiro antes de começar a ganhar. Trabalhe o seu psicológico para estar preparado para situações inesperadas.

5 – Estude sobre o mercado de ações: as pessoas estão, cada vez mais, buscando informações sobre o mercado financeiro, investimentos em ações, e coisas do tipo, pois já perceberam que esse mercado pode ser muito rentável, se você se empenhar em aprender e tiver disciplina. 

Para ter sucesso na Bolsa de Valores Brasileira, mesmo com crises, você deve de conhecimento, paciência e disciplina.

No artigo Regras de Ouro para Investir, tem algumas dicas muito úteis que deve ter em conta antes de investir em qualquer mercado, seja na Bolsa de Valores, seja em Forex, seja em Opções Binárias ou outro tipo de investimento.

Se gostou de ler 5 passos para quem quer investir na bolsa de valores por favor compartilhe.

O artigo: 5 passos para quem quer investir na bolsa de valores é da responsabilidade de um autor convidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima