Reflection em Criptomoeda pode ser a revolução em 2022

Reflection em Criptomoeda pode ser a revolução em 2022

O reflection em criptomoeda permite aos detentores de tokens ganhar passivamente mais tokens, sem que seja necessário fazer nada, nem mesmo staking.

reflection em criptomoeda
reflection em criptomoeda

O Reflection em Criptomoeda é igual a fazer Staking?

O conceito de reflection emergiu como uma evolução do mecanismo de staking.

Farming e staking tomaram o blockchain de surpresa no último ano. É uma possibilidade apelativa, poder ganhar rendimentos passivos simplesmente reservando alguns tokens durante um período de tempo, gerando assim juros.

No entanto, neste sistema, podem ocorrer algumas perdas, mesmo que se esteja a gerar juros. Estamos a falar de um mercado muito volátil, e se o valor dos tokens em questão mudar drasticamente – como é frequente – terá menos lucro, do que se apenas as segurar.

Em tal mercado volátil, o reflection em criptomoeda pode ajudar a diminuir o impacto dessa referida volatilidade. Simplesmente porque se ganha mais tokens à medida que o tempo passa, após algum tempo o que se ganhou em quantidade ajudou a equilibrar a eventual depreciação que tais tokens podem sentir.

E é por isso que estamos a assistir a um florescimento da economia de token reflexiva, a que se chama reflection.

Como compreenderá, o reflection funciona de tal forma que tenta desencorajar os primeiros participantes de certa moeda a despejar seus tokens ao primeiro sinal de lucro.

Como Funciona o Reflection em Criptomoeda?

O reflection funciona de uma forma bastante simples: sempre que há uma transação, é cobrada uma taxa. Essa taxa é então distribuída entre todos os detentores de tokens de acordo com a percentagem de bens que detêm.

Isto é feito automaticamente, sem a necessidade de fazer o reservar nada. Não é necessária qualquer ação por parte do detentor.

As taxas são atribuídas através de contratos inteligentes e, na maioria dos casos, refletem-se imediatamente no saldo do titular como (mais) tokens do mesmo token inicial.

O reflection em criptomoeda é dependente do volume. Este mecanismo alivia a pressão negativa de venda sobre o token causada pela liquidação antecipada de seus investimentos por parte dos titulares. O mecanismo também incentiva os detentores a reterem seus tokens a fim de obterem rendimentos maiores que sejam proporcionais aos tokens possuídos. O sistema de reflection recompensa efetivamente os detentores que mantêm seus ativos por mais tempo.  

Alguns chamam todos os tokens que tenham reflection como uma RFI, devido ao projeto DeFi original denominado Reflect Finance (RFI) que oferece uma pequena percentagem das taxas de transação a todos os detentores do símbolo. Foi o primeiro projeto a utilizar esse mecanismo.

Apesar disso, o projeto que tem mais reputação é provavelmente SafeMoon (SAFEMOON), onde é cobrada uma taxa de 10% por todas as transações simbólicas, sendo metade destas taxas recolhidas automaticamente redirecionadas para os detentores de tokens existentes.

Outras moedas estão a emergir bastante rapidamente, com mecanismos semelhantes, sendo alguns exemplos o GLASS e o GMR Finance.

O nome reflection foi sugerido, muito provavelmente, devido a esta mecânica refletir-se imediatamente no saldo do detentor, sem que seja necessário qualquer resgate.

Economia do token em reflection: o caso SafeMoon

Vejamos a economia do token SafeMoon, para compreender como esta reflection em criptomoeda pode ser posta em prática.

O SafeMoon cobra 10%, para comprar, vender ou transferir. Metade desse “imposto” é atribuído à liquidez e a outra metade ao mecanismo de reflection.

Como foi dito anteriormente, a percentagem destinada aos detentores é repartida igualmente entre todos, de acordo com a sua participação no token. Se possuir 3% do token, por exemplo, receberá 3% do montante redistribuído aos detentores.

safemoon
safemoon

Um destes detentores é um “detentor especial”, uma vez que se trata de um endereço de burn (queimar). O endereço de burn recebe 41% dos 5% de reflection. Isso significa que 2,05% são queimados e os restantes 2,95% são distribuídos proporcionalmente a todos os investidores com base nas suas atuais contas.

Um endereço de burn é o destino final de qualquer token de moeda cripto que é intencionalmente removida de circulação. São carteiras inutilizáveis e não podem ser acedidas ou atribuídas a ninguém.

O ato de queimar remove eficazmente os tokens da oferta disponível, aumentando a sua relativa escassez.

Tenha em mente que este exemplo refere-se ao SafeMoon, existem outros modelos de redistribuição.

Staking vs Reflection

Existem 2 diferenças principais entre fazer staking e reflection.

Necessidade de reservar e mover tokens:

No sistema de staking, é necessário reservar algum montante em alguma área/plataforma. Entre o staking e o resgate dele, existem, na maioria das vezes, taxas. E essas taxas reduzirão o seu lucro, não há como fugir a isso.

O reflection em criptomoeda fá-lo num processo automático, sem a existência de taxas adicionais.

Tempo para segurar

Embora positivamente afetado pelo reflection, não tem qualquer tempo obrigatório para os segurar. Recebe esse valor enquanto estiver segurarando os tokens. Se optar por vender esses bens, total ou parcialmente, pode fazê-lo quando quiser.

Mas em staking, é frequentemente obrigado a guardar os tokens durante um X tempo obrigatório, com a penalização de uma taxa. Alguns projetos podem mesmo prolongar esse período de penalização por até dois anos, nos quais seus tokens ficam “fechados”.

Vamos fazer uma rápida analogia com o reflection em criptomoeda e detentores de stocks.

Enquanto se detém ações de uma empresa poderá ganhar dividendos relativamente aos lucros que a referida empresa possa ter.

Numa tokenomic de reflection, as suas participações aumentarão para além da eventual valorização do token.

Porquê Reflection em Criptomoeda Pode Ajudar?

Reflection tenta endereçar vários desafios.

Grandes players a manipular o mercado:

Ao estimular os detentores a manterem os seus bens, pode ajudar a impedir que os detentores de grandes carteiras (as chamadas whales = baleias) manipulem os mercados e explorem projetos DeFi com baixa oferta de tokens em circulação.

Liquidez:

Com uma percentagem constante da taxa de imposto a regressar ao pool de liquidez, seja na venda ou na compra, os tokens serão transportados porá a piscina de liquidez, a fim de estabelecer um preço mínimo estável para o token.

A penalização:

Mencionámos anteriormente a função de penalização e esta pode ser vista como um mecanismo resistente à arbitragem para assegurar que o volume do token se mantém estável como incentivo para os detentores. Isto desencoraja o detentor de retirar os tokens antes de algum tempo.

A imagem abaixo é fácil de entender, na qual se podem ver as taxas que um utilizador tem de pagar se quiser prosseguir com a retirada.

penalti
penalti

Obviamente, qualquer investidor pensará duas vezes antes de levar um corte de 25%, se quiser retirar nas primeiras 2 semanas.

Mas esta é uma espada de dois gumes, pois depende muito do lado da ‘barricada’ em que se encontra.

Queimar para aumentar a escassez:

Finalmente, a função de burn, que serve para criar escassez resultando numa diminuição da oferta de tokens.

Conclusão do Reflection em Criptomoeda:

Comprar alguns tokens e esperar que elas cresçam, como um bolo no forno, é espantoso, certo?

Na altura que escrevia estas linhas, a existência do reflection em criptomoeda era uma atividade bastante recente.

Em teoria, tem um enorme potencial, não só para gerar rendimentos passivos com o tempo, mas também para criar projetos sólidos e estáveis ao longo do tempo, com menos manipulação do mercado a partir das “baleias”.

Mas aconselhamos alguma cautela, uma vez que tudo isto não está provado. Deve estar atento a roadmaps detalhados e viáveis, equipas de desenvolvimento que sejam verdadeiros profissionais nas suas áreas e um projeto global sólido. E também, se vir falta de uma equipa de apoio pode ser um sinal de que este é um desenvolvimento duvidoso.

Não é por haver reflection em criptomoeda que o token X ou Y será estável. Para provar isso, encontramos vários projetos que utilizaram este mecanismo e não sobreviveram após alguns meses.

No entanto, estamos confiantes de que o reflection em criptomoeda que abordámos neste artigo será a estrada a seguir nos próximos meses, muito provavelmente trazendo algumas mudanças surpreendentes a este mundo, por isso aproveite a viagem.

Reflection em Criptomoeda pode ser a revolução em 2022Reflection em Criptomoeda pode ser a revolução em 2022Reflection em Criptomoeda pode ser a revolução em 2022Reflection em Criptomoeda pode ser a revolução em 2022Reflection em Criptomoeda pode ser a revolução em 2022Reflection em Criptomoeda pode ser a revolução em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to Top