O que é Staking em Criptomoeda? Como Ganhar Cripto de Forma Passiva?

O que é Staking em Criptomoeda? Como Ganhar Cripto de Forma Passiva?

O termo staking em criptomoeda é muito usual. Vamos elucidar o que é, qual sua vantagem e diferenças para termos similares.

staking em Criptomoeda
staking em Criptomoeda

Então o que é isso de Staking em Criptomoeda?

Por certo que já ouviu falar, mas talvez ainda não saiba exatamente o que é o processo de fazer staking em criptomoeda.

Junto com staking, surgem outros termos tais como farming ou liquidity pools. Todos eles permitem ao negociante ganhar uma renda extra com suas criptomoedas.

Quando você faz staking, está a reservar as suas criptomoedas que tem na sua carteira para obter uma recompensa, ganhando uma renda passiva.

Se quiser uma comparação com o sistema financeiro tradicional pense no seguinte: você reserva seus reais no seu banco num qualquer produto financeiro. O seu banco vai lhe dar uma (pequena) porcentagem de lucro no futuro, certo?

No fim do produto financeiro, seus reais voltam todos para sua conta, mais algum lucro.

O staking em criptomoeda segue esta ideia, de forma geral.

Mas porque é que ganho ao ter minhas moedas lá paradas?

É uma excelente pergunta. Na verdade, suas moedas não ficam lá paradas sem fazer nada.

No staking, elas vão ser postas de lado para efetuarem uma tarefa importantíssima da rede blockchain a que pertencem: validação de transações da rede.

É por você colocar suas criptomoedas a fazer uma atividade de suporte essencial que receberá recompensas, fazendo essa validação de operações.

Fique descansado que ao fazer staking em criptomoedas, você não vai perder suas moedas. A plataforma onde você faz staking não está investindo ou negociando com elas.

Como Funciona o Staking?

As blockchains dependem de mecanismos para adicionar e verificar os blocos adicionados.

Para não utilizar sistemas de terceiros ao criar dinheiro (como bancos), foi preciso desenvolver aquilo a que chamamos de mecanismos de consenso descentralizados.

Tais mecanismos servem para confirmar que as transações existem, que são verdadeiras, que não são duplicadas, etc.

São tão importantes, que sem eles, as blockchains da atualidade não existiriam.   

Existem vários, com suas características específicas de cada rede. As duas mais importantes da atualidade são:

  • Proof of Work (PoW): dependem da mineração para adicionar novos blocos à blockchain. Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) ainda usam este modelo.
  • Proof of Stake (PoS): produzem e validam novos blocos através do processo de staking. Moedas como Cardano (ADA), Polygon (MATIC) e Polkadot (DOT) usam este modelo.
pow-pos
pow-pos

É por isso que só é possível fazer staking em blockchains que utilizam o PoS como mecanismo de consenso.

E porque a rede precisa e confia em validações feitas pelos negociantes que fazem staking, o negociante acaba sendo recompensado.

O tema dos mecanismos de consenso é absolutamente essencial para toda e qualquer blockchain e é um assunto que abordamos com mais detalhe no artigo.

Como Fazer Staking em Criptomoedas?

Gostou da ideia e quer fazer? Muito bem, mas a forma em como se faz depende da sua plataforma wallet/exchange. Atenção que não é possível fazer staking em todas as plataformas.

Pode fazer na Binance, Coinbase, Bitfinex, PancakeSwap, entre outros.

Embora o risco associado a staking em criptomoedas seja baixo, escolha sempre uma plataforma de confiança para fazer staking.

Como é regra geral, se vir plataformas desconhecidas oferecendo valores que parecem demasiado bons para ser verdade, desconfie e pondere muito bem, antes de fazer staking de criptomoedas lá.

Como Fazer Staking de Criptomoedas na Binance

Dentro da sua Binance vá até o menu staking.

binance staking menu1
binance staking em cripto

Pode usar staking bloqueado ou staking DeFi.

Vamos falar do staking bloqueado.

Como vê na imagem abaixo terá os vários produtos disponíveis e a sua Annual Percentage Yield (API) que significa porcentagem de rendimento anual estimada.

Você tem de escolher a duração do seu staking que pode ser 30, 60 ou 90 dias. Durante o prazo definido, a quantidade que alocar vai ficar bloqueada.

binance staking ativos
ativos binance staking

Não tenha receio que pode fazer um resgate antecipado, caso precise da sua moeda. Ao optar pelo resgate antecipado, o valor principal investido será devolvido à conta Spot de forma quase imediata.

Quanto aos juros serão descontados do valor principal reembolsado. Devido aos diferentes fusos horários, o recebimento de tokens resultantes dos juros pode levar de 48 a 72 horas.

O staking Defi é um pouco diferente. Ele permite ao comerciante ter acesso a serviços financeiros aos usuários por meio de contratos inteligentes. Os projetos DeFi podem lhe dar maiores rendimentos anualizados para moedas específicas.

Mas como quase sempre, para maior rendimento, maior risco.

E a Binance é muito especifica falando que não arca com as perdas de um contrato se ele for alvo de um ataque durante o decorrer do seu staking DeFi.

A grande vantagem deste recurso é que é muito simples de fazer e a Binance por norma escolhe sempre projetos seguros e com boa rentabilidade a taxas bem reduzidas.

Mas convém ler com muita atenção todas as condições e informações sobre o projeto DeFi em mãos.

binance staking defi
binance staking defi

Binance Farming

Existe ainda um outro modo para fazer staking em criptomoedas na Binance, mas que tem um modelo de funcionamento diferente.

No Binance Launchpad você vai fazer staking de suas moedas e ter um lucro passivo e sem risco associado. É flexível, visto que pode investir o que desejar e parar quando quiser.

Ao fazê-lo, não está a ajudar a blockchain a confirmar as transações, como explicamos no ponto anterior. Mas está a dar suporte aos novos projetos que a Binance escolhe para apoiar.

Desde 2019 que a Binance vai em busca de novos projetos que desejam descolar do zero. Projetos sólidos que vão ajudar a comunidade de alguma forma. A Binance dá mentoria e conhecimentos e abre portas à sua comunidade com milhões de usuários com vontade de investir.

Os projetos passam então a ter uma exposição gigante. Até à data já existiram 52 projetos fundados, alguns deles hoje são verdadeiros casos de sucesso como o Axie Infinity (AXS) ou Wing Finance (WING).

Aqui você vai reservar e pôr de lado suas moedas (habitualmente BNB e BUSD).

binance launchpool
binance launchpool

E durante um período de 30 dias, vai “farmar” (ganhar) os tokens referentes ao projeto. O mínimo para entrar é de apenas 0.1 e não há um teto máximo. Você irá receber os novos tokens de acordo com o valor que alocar, ou seja, quanto mais meter de lado, mais tokens vai ganhar.

Para o fazer, é muito simples:

  1. Ir para a página Launchpool.
  2. Selecione o ativo em que deseja fazer stake.
  3. Introduza a quantidade do token que deseja apostar.
  4. Clique em “Stake”.
  5. Feito!

Durante o período de farming, você pode parar e ter suas moedas disponíveis de imediato. Também pode alocar maior quantidade durante esse período. 

  • ganhar novos tokens com zero custo e zero risco
  • ter acesso a novos tokens mesmo antes de serem lançados no mercado
  • apoiar de forma direta os projetos que ache que tem potencial de valorização
binance resultados farming
binance resultados colheita de farming

Como Fazer Staking em Criptomoeda na PancakeSwap

A PancakeSwap é outra plataforma que permite ganhar uma renda passiva enquanto faz “farming”. São uma exchange descentralizada que corre na Binance Smart Chain.

Neste modelo, você também vai dar suporte a algum produto decentralizado DeFi separando as suas moedas, e alocando-as para render.

O que as plataformas vão fazer é pegar em suas moedas, juntar a outras de outros negociantes naquilo que se chama de uma liquidity pool, ou reserva de liquidez. Essa “piscina” vai ter vários propósitos, que variam conforme a necessidade.

Entre outras coisas, quando alguém quer comprar CAKE, vai busca-los a essa piscina de liquidez de CAKE. É por isso que, para estes sistemas existirem, alguns usuários têm de estar provisionando liquidez. E por fazer esse trabalho o usuário recebe algo em troca.

Voltando ao PancakeSwap, o negociante pode ganhar o token CAKE, que serve de provisão de liquidez na plataforma.

Há duas formas, ligeiramente diferentes, para ganhar de forma passiva na PancakeSwap.

Pode participar de uma Farm, ou pode participar de uma Syrup Pool.

Para participar de uma farm, como fazer?

1 – vá a trade, liquidity. Carrega “add liquidity”.

farming pancakeswap - add liquidity
farming pancakeswap – add liquidity

Vamos avançar com o par CAKE-BNB. Escolha o montante que deseja alocar e clica “supply” e depois “confirm supply”. Aí abre seu metamask, onde vai lhe mostrar os dados de transação e faz “confirm”.

A transação fica submetida e você agora tem um valor em LP tokens, que são os liquidity provider tokens necessários. Agora você é um liquidity provider, parabéns!

Agora com os LP tokens vai na página das Farm, escolhe a equivalente dos seus tokens, que no caso do exemplo são CAKE/BNB. A imagem mostra qual a farm você pode entrar.

farming pancakeswap - choose farm
farming pancakeswap – choose farm

Ao clicar nessa farm, aparece um menu, onde você pode crlicar em “stake LP”.

farming pancakeswap- stake lp tokens
farming pancakeswap- stake lp tokens

Depois pode clicar em “max” para alocar todos os LP tokens, confirma com sua metamask e está feito. Não esquecer de terá sempre pequenas taxas a pagar.

Agora, dentro do menu das farms você terá a imagem abaixo, onde pode ver quantos LP tokens tem e o botão para fazer “harvest” (colheita).

farming pancakeswap - add liquidity2
farming pancakeswap – add liquidity2

Dentro de algumas horas, já deverá ver algum valor acumulado. Ao clicar “harvest” vai automaticamente transferir o CAKE que ganhou para a sua metamask.

Para participar de uma Syrup Pool, como fazer?

Se quiser participar, tem de fazer os passos que expliquei até aqui. Este passo é facultativo, só faz se desejar levar o seu staking mais além, fazendo stake dos CAKE que já ganhou para ganhar ainda mais CAKE ou outros tokens.

Para aceder, clique como a imagem explica. Terá de clicar no sinal “+”, para alocar seus CAKE. Escolha a quantia deseja fazer stake e faça “confirm”. Novamente terá de confirmar na metamask.

farming pancakeswap - syrup pool
farming pancakeswap – syrup pool

Assim, irá utilizar seu CAKE, para gerar mais CAKE. Uma verdadeira doçura, não é mesmo!

Pode fazer unstake quando desejar, resgatando as moedas. Basta clicar em “Unstake CAKE”.  Naturalmente terá de pagar sempre pequenas taxas, por isso não faz sentido estar fazendo stake e unstake todos os dias.

Do mesmo jeito, pode parar de ser um liquidity provider, resgatando os LP tokens da forma que fez no ponto anterior.

De uma forma geral, farming pode dar melhores recompensas do que as Syrup Pool, mas vem com um risco acrescido de impermanent loss, que explicamos abaixo.

O que é o Impermanent Loss?

Fazer staking em criptomoeda e fornecer liquidez a uma pool de liquidez pode ser um empreendimento lucrativo, mas é preciso ter em mente o conceito de impermanente loss, ou perda impermanente numa tradução livre.

A perda impermanente acontece quando o preço das moedas que constitui o par varia, em relação ao valor que elas tinham quando as depositou. Quanto maior for a variação do preço, maior é a perda.

Vamos dar um exemplo. Isto é meramente ilustrativo, não pondere os valores reais dos preços dos ativos:

O Manuel deposita 100 ETH e 10.000 USD numa liquidity pool. A quantidade depositada tem de ser no formato 50/50, ou seja, 50% em ETH e 50% em USD. No exemplo, o valor equivalente de 1 ETH é de 100 USD no momento do depósito. 1 ETH = 100 USD.

Portanto, o valor do seu depósito, em dólares, é de 20.000 USD naquele momento.

Como passar do tempo, o valor do ETH sobe para 110 USD.

Enquanto isso acontece, outros traders vão adicionar USD à pool e retirar ETH, até que o rácio se reflita no preço atual.

É assim que é feito o controlo nestas plataformas chamadas de Automated Market Maker, não existe livro de ordens. O que determina o preço dos ativos na pool é a relação entre eles na própria pool. O total de liquidez na pool continua igual, mas o rácio dos seus ativos muda.

Agora o Manuel tem na pool 10.488 USD e 95.347 ETH (já não são 100 ETH).

Pegamos nos 95.347 ETH x 110 (custo atual de ETH) = 10.488.

Então temos 10.488 de USD e 10.488 de ETH, o que dá um total 20.976 USD.

O Manuel resolve parar de ser um provedor de liquidez e retirar os fundos.

Então vai resgatar 20.976 USD, o que perfaz um lucro de $976, bem legal né?
Mas, vamos ver os valores dos mercados e saber quanto teria ganho, se simplesmente tivesse segurado (o ato de fazer HOLD ou HODL).

Os seus 10.000 USD mantinham-se iguais, mas com o movimento do mercado de ETH, ele teria o equivalente a 11.000 USD, pois o valor de ETH subiu, lembra?

Então em vez do lucro que ele teve de 20.976 USD no exemplo, ele teria 21.000 USD, ou seja, 24 dólares a mais, fazendo nada, apenas fazendo hold.

Neste exemplo, e devido ao impermanent loss, o Manuel acabou perdendo. Seria mais proveitoso não ter participado no pool.

Impermanent Loss
Impermanent Loss – staking em criptomoedas

E como sempre repetimos, porque as cripto têm uma alta volatilidade associada, é muito provável que o preço do ativo irá sofrer alterações, durante a sua provedoria de liquidez, sofrendo do efeito de impermanente loss.

Conclusão de Staking em Criptomoedas

Ficou com um bom conhecimento sobre as várias formas passivas de ganhar uma boa renda fazendo staking em criptomoedas.

Em jeito de conclusão vamos dar as principais vantagens de fazer staking em criptomoedas:

  • permite gerar uma renda passiva, em vários casos até 20% por ano
  • não precisa de ter equipamento ou hardware (que habitualmente custa largas centenas ou milhares)  com quem faz mineração
  • está a fazer um trabalho vital para a rede, mantendo a segurança e eficiência da mesma
  • ajuda a rede, mas de uma forma muito mais ecológica para o planeta
  • permite ajudar diretamente os seus projetos DeFi ou blockchain favoritos

Mas claro, tem também o seu número de riscos que tem de ficar atento:

  • as criptomoedas têm uma grande volatilidade. Se os seus ativos em jogo sofrerem uma grande queda no preço, isso poderá anular o lucro dos ‘juros’ que possa vir a ter, resultando em uma perda no longo termo.
  • Staking em criptomoedas por norma ‘obriga’ a que você reserve um montante por um período mínimo de tempo. Durante este período de tempo você não tem acesso a essas moedas.
  • Na maior parte dos casos, você pode resgatar facilmente as moedas, mas pode demorar algum tempo, tempo este que pode ir até 1 semana. Durante este resgate se você precisar das moedas, vai ficar na mão e terá de esperar.

Tenha atenção e pondere onde deve fazer staking em criptomoedas. Mas sem dúvida que esta é uma modalidade muito interessante para você ter um lucro extra sem muito trabalho e com pouco risco.

FAQs – Questões Frequentes sobre O que é Staking em Criptomoeda?

Ao deixar minhas cripto paradas na minha carteira estou a fazer staking automático?

Não, você tem de fazer staking numa área especifica dentro da sua carteira para o efeito.

Porque não devo fazer staking em criptomoeda em plataformas “suspeitas”?

A plataforma pode desaparecer do nada, levando suas moedas a desaparecer também. Ou podem simplesmente sofrer um ataque de hackers, que podem roubar suas cripto.

O staking beneficia mais quem tem mais moedas?

Sim, de uma forma geral, como foi explicado no artigo, os donos de maior quantidade de moeda poderão ter maior retorno no final.

O que é Staking em Criptomoeda? Como Ganhar Cripto de Forma Passiva?O que é Staking em Criptomoeda? Como Ganhar Cripto de Forma Passiva?O que é Staking em Criptomoeda? Como Ganhar Cripto de Forma Passiva?O que é Staking em Criptomoeda? Como Ganhar Cripto de Forma Passiva?O que é Staking em Criptomoeda? Como Ganhar Cripto de Forma Passiva?O que é Staking em Criptomoeda? Como Ganhar Cripto de Forma Passiva?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to Top