O Que É Renda Fixa e Como Funciona?

O Que É Renda Fixa e Como Funciona?

Se você está começando a investir agora e ainda não tem um patrimônio garantindo, precisa entender o que é renda fixa. Sem dúvidas, esta pode ser a melhor opção para o seu caso. 

Renda fixa é a modalidade ideal para investidores que procuram rendimentos estáveis e segurança. Você não precisa ter uma reserva de emergência e nem mesmo entender muito do assunto para começar. 

Embora gere rendimentos previsíveis, esses são mais baixos que os possíveis através da renda variável. Esta é a modalidade indicada para pessoas que preferem garantir o certo ao invés de arriscar no incerto, como é o caso da maior parte dos brasileiros, por isso, deve ser a base do seu patrimônio. 

Continue a leitura para saber mais. 

Renda fixa
Investir em Renda Fixa Pode Ser Uma Ótima Opção

O Que É Renda Fixa?

Renda fixa é um tipo específico de investimento que possui regras de remuneração definidas. 

Você, como investidor, empresta o seu dinheiro a uma entidade em troca de juros. Todos os detalhes deste empréstimo ficam estabelecidos em um documento, onde a entidade se compromete a devolver o valor investido somado aos juros após um determinado período, também já previsto. 

Desta forma, você consegue prever a rentabilidade do investimento antes mesmo de realizar a operação, até por isso o seu nome, renda fixa. Este é o seu diferencial. Em modalidades variáveis, como é o caso da bolsa de valores, por não ser possível prever com tanta precisão o que está por vir, não há garantias, e prejuízos são possíveis. 

Até aqui nada de muito novo, afinal, deixar o seu dinheiro na poupança também oferece este tipo de segurança e até algum dinheirinho de juros, não é mesmo?

Realmente. Mas, se você quer mesmo obter retorno em seu investimento, a poupança é uma péssima escolha. Investir em renda fixa é a solução para você que quer ganhar mais do que na poupança sem ter que abrir mão do seu conforto e segurança. 

Além disso, é tão fácil quanto, acredita? 

Não há muito o que estudar sobre o assunto, tudo o que você precisa saber para começar encontrará ao longo deste artigo.

Como Funciona A Renda Fixa?

Agora que você já sabe o que é renda fixa, vamos entender melhor como este tipo de investimento funciona na prática. 

Pense neste investimento como um empréstimo do seu dinheiro. Você empresta um certo valor ao emissor e em troca recebe uma taxa de rentabilidade fixa, já definida no momento da compra, como vimos anteriormente. 

A quantia captada será utilizada no pagamento de dívidas, no financiamento de projetos ou mesmo reinvestida em áreas específicas como no agronegócio, por exemplo. É isso, você ganha dinheiro enquanto auxilia no crescimento de setores importantes para a economia. 

Investimento em Renda Fixa
Investir Em Renda Fixa É Tão Seguro Quanto Deixar O Seu Dinheiro Na Poupança

Remuneração Da Renda Fixa

Como investidor, este deve ser um dos assuntos que mais te interessa: remuneração. Quanto você pode ganhar investindo em renda fixa? 

O cálculo da rentabilidade deste tipo de investimento pode seguir diferentes padrões, explicarei os mais tradicionais a seguir. 

Papéis Prefixados

Se você optar por uma aplicação deste tipo saberá exatamente quanto irá receber em reais ao fim do período determinado, já que os juros são fixos e estabelecidos no momento do investimento. 

Papéis Pós-fixados

Neste caso, a remuneração dependerá de algum indicador de referência, como o IPCA (Índice que mede a inflação), o CDI ou a Selic (Taxas de juros importantes do mercado interbancário). Embora você saiba logo de início qual o indicador aplicado, não terá certeza de qual será o seu lucro em reais no final, pois tais taxas podem variar ao longo do tempo. 

Papéis Híbridos

Agora ficou fácil. Os papéis híbridos mesclam as duas modalidades anteriores. Sendo assim, uma parte da remuneração se dá por juros fixos e outra fica atrelada a um indicador. Desta forma, você terá uma ideia do mínimo que poderá receber. Geralmente, quem opta por este tipo de aplicação atrela os títulos a inflação, que paga uma taxa prefixada mais a variação do IPCA.

Opções De Liquidez

Liquidez fala da facilidade de liquidar, ou seja, vender seus papéis e pegar seu dinheiro de volta. Títulos de renda fixa são oferecidos nas 3 modalidades de remuneração que listei acima, e com opções de liquidez diferentes.

Por exemplo, um título que tem liquidez diária pode ser convertido em dinheiro dentro de um dia útil, já em um que tem liquidez mensal, você precisará aguardar 30 dias para reaver seu dinheiro se precisar. Alguns papéis têm liquidez semestral ou mesmo anual. 

Outros te permitem tirar seus investimentos quando quiser, mas só pagarão os juros acordados se um tempo mínimo for alcançado.

xtb coronavirus banner pt

Opções De Títulos De Renda Fixa

Existem inúmeras opções de títulos de renda fixa, e você pode investir em papéis de bancos, financeiras e até no governo. 

Dentre os mais conhecidos no mercado devem ser citados Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, e CRI e CRA, sobre os quais falarei a seguir. 

Tesouro Direto 

Os investimentos no Tesouro Direto geralmente são as primeiras opções para quem quer sair da poupança. Neste caso, você estará investindo em títulos públicos federais. 

O governo dispõe desses títulos no mercado financeiro quando precisa de dinheiro para financiar suas dívidas internas. Na prática, você empresta dinheiro para o próprio país e recebe o mesmo valor acrescido de juros após um determinado período. 

Existem vários tipos de títulos de Tesouro Direto, tanto pré-fixados quanto pós-fixados e híbridos.

CDB – Certificado de Depósito Bancário

Neste caso, você estaria emprestando dinheiro ao banco. Este tipo de aplicação é emitida por bancos, geralmente para melhorias estruturais ou mesmo para empréstimos para seus clientes, a instituição precisa captar recursos. 

Já vou deixar uma dica. Geralmente, vale mais a pena investir em bancos menores, pois esses possuem rentabilidade superior. E não se preocupe quanto ao risco do banco quebrar, o CDB é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ou seja, você receberá seu dinheiro e os juros até 250 mil reais de qualquer maneira. 

Bancos digitais como NuBank e o Banco Inter oferecem CDBs que rendem 100% do CDI (mais que a poupança) e que tem liquidez diária, ou seja, você pode tirar o dinheiro quando quiser. 

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

Ambas as opções são títulos emitidos por instituições financeiras, e por serem muito parecidos, geralmente são descritos em conjunto. 

A diferença entre eles é simples, no LCI o dinheiro é utilizado pelo ramo de imóveis e no LCA, em financiamentos no ramo agropecuário.  

Assim como no CDB, você está protegido pelo FGC, então não há o que temer. Há ainda uma vantagem nesses tipos de títulos: são isentos de Imposto de Renda.

CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificados de Recebíveis Agronegócio)

Certamente mais complexos que os títulos anteriores, os CRIs e o CRA transformam direitos de créditos em papéis negociados no mercado financeiro. Vamos entender isso melhor. 

Estamos falando em securitização, parcelas de um financiamento imobiliário, por exemplo, sendo vendias a investidores. Securitização é o ato de tornar uma dívida com um credor em dívidas de compradores do mesmo valor. 

Na prática, seguindo o exemplo anterior, é como se a construtora (instituição a quem devem ser pagas as parcelas do financiamento), precisasse de um adiantamento do dinheiro. Sendo assim, opta por vender este fluxo futuro no mercado, transferindo a dívida e coletando o dinheiro de forma antecipada. 

Embora seja uma boa opção, rendendo bem em juros e sendo um investimento isento de Imposto de Renda, o CRI e o CRA não possuem garantia do FGC, ou seja, se a instituição financeira quebrar você teria que aguardar na justiça até conseguir receber algum valor. Não se assuste, o risco de instituições financeiras estáveis quebrarem é muito baixo. 

Rentabilidade
Vale A Pena Investir Em Renda Fixa

Vantagens E Desvantagens De Investir Em Renda Fixa

Basta saber o que é renda fixa para compreender a sua principal vantagem. Sem dúvidas, o principal motivo para escolha deste tipo de investimento é a previsibilidade dos ganhos a serem obtidos. Por este motivo, é a opção ideal para quem não entende muito de mercado financeiro ou não está disposto a perder, ou correr riscos. 

Mesmo investindo em renda fixa você pode diversificar bem a sua carteira, evitando concentrar seus investimentos em uma só opção, o que acaba sendo também uma das grandes vantagens deste tipo de aplicação. 

Parece perfeito. Mas a verdade é que em muitos casos os ganhos acabam se tornando estáveis demais, ou seja, você acaba limitando o seu lucro e há menos chances de obtenção de retorno elevado no curto prazo. Além disso, as opções de títulos mais vantajosas exigem aplicações iniciais elevadas, o que dificulta o acesso de pequenos investidores. 

Tudo depende do que você quer e do que já tem. Para te ajudar a analisar este cenário e fazer a escolha certa, sugiro que leia também meu artigo sobre bolsa de valores para entender a fundo como funcionam as principais formas de investimento em renda variável e quais são os riscos.

Se gostou do artigo: O que é renda fixa, não deixe de partilhar.

Outros Artigos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat
Iniciar Chat
Este mercado, sendo simples, não é fácil. Deixe seu EMAIL para acesso a Sinais e Curso.
Scroll to Top