CEX e DEX – Os 2 Tipos de Exchange para Criptomoedas

CEX e DEX – Os 2 Tipos de Exchange para Criptomoedas

Uma crypto exchange é a sua porta de entrada para o incrível mundo das criptomoedas. Saiba a diferença entre CEX e DEX.

CEX e DEX
CEX e DEX

Mas o que é uma Exchange?

Bitcoin. Ethereum. Dogecoin. NFTs. Estes e todos os outros tipos de ativos no mundo digital têm uma coisa em comum: Exchanges.

Foram elas que permitiram o sucesso e a adoção global das cripto, por serem plataformas habitualmente simples de funcionar, onde qualquer iniciante pode comprar e vender seus ativos.

Por isso vamos explicar rapidinho o que é uma crypto exchange. De uma forma simples, são os mercados digitais onde se pode comprar, vender e, em alguns casos, armazenar moedas e ativos criptográficos. Alguns desses ativos digitais são moedas (Bitcoin, Dogecoin, Solana, etc) e também NFTs.

Pode comprar cripto por cripto – exemplo: vender Bitcoin por Litecoin -, como pode comprar cripto com moeda corrente – exemplo: comprar Bitcoin com dólar americano.

Em português são conhecidas como corretoras ou bolsas de criptomoedas, mas nós preferimos manter o termo original inglês: exchange.

Se o mercado das criptomoedas tem proliferado, o mesmo tem acontecido com as exchanges.

Algumas já tem uma década de atividade, como a Coinbase, mas muitas são as que apareceram apenas no último ano.

Ao procurar e escolher uma exchange tenha em atenção alguns pontos-chave, como:

  • segurança
  • acessibilidade
  • taxas de uso
  • número de ativos oferecidos
  • ferramentas educacionais
  • liquidez
  • possibilidade (ou não) de armazenamento de criptos

A grande separação é que elas podem ser CEX e DEX. Continue lendo para entender as duas diferenças, suas vantagens e desvantagens.

CEX e DEX: As Diferenças entre as Exchanges

Numa frase: CEX é uma exchange centralizada (Centralized exchange) e DEX é uma exchange descentralizada (Dexentralized exchange).

Mas não vá embora já, pois é um pouco mais complexo do parece. Não existe uma que seja melhor do que a outra. São fundamentalmente diferentes e você deve escolher a que se ajusta melhor a si e às suas necessidades.

Entre CEX e DEX só muda uma letra, mas as diferenças são importantes.

CEX: A Exchange Centralizada

Centralized Exchanges são as plataformas que funcionam como um ponto de encontro para as pessoas trocarem suas moedas.

A CEX é criada por uma empresa/organização centralizada que atua como um intermediário para armazenar ativos, regular trocas, e cobrar taxas de troca.

Na CEX, o processo de troca acontece através de um livro de ordens. Define o preço para uma moeda específica com base nas ordens de compra e venda existentes naquele momento.

cex e dex centralized
cex e dex centralizada

Este tipo de câmbio é atualmente o mais popular do mundo e é tipicamente utilizado pelos recém-chegados ao mercado de criptografia, uma vez que o CEX é uma plataforma de fácil utilização que torna a compra e gestão de moedas digitais extremamente simples.

Binance, Bitmax, Bitfinex, GATE.io, Kraken, e KuCoin são exemplos de plataformas CEX.

Vantagens da Exchange Centralizada CEX:

  • Alto volume e liquidez:

Como as CEX são habitualmente mais conhecidas e utilizadas por muitos utilizadores ativos que compram/vendem seus ativos, resulta num elevado volume comercial em comparação com as DEX. Um efeito do elevado volume de negociação é a alta liquidez.

Liquidez significa a capacidade de um ativo ser convertido em dinheiro ou outras moedas digitais. A liquidez é importante porque torna essa exchange menos vulnerável à manipulação do mercado.

  • Possibilidade de trocar moeda fiduciária por cripto e vice-versa:

As plataformas centralizadas permitem a troca de moeda corrente por criptos e vice-versa.

Isto permite grande facilidade e conforto para quem está a começar esta atividade quem não consegue obter numa DEX.

  • Funcionalidades acrescidas:

Habitualmente vai encontrar mais serviços numa DEX. Para além de serem uma plataforma de compra e venda, é habitual ver outras funcionalidades tal como negociação de margem, negociação de derivados, apostas com ativos digitais e empréstimo de margem.

  • Transações rápidas:

As CEXs podem processar cada transação rapidamente e quase em tempo real, ajudando os comerciantes a reagir diretamente sem serem afetados por mudanças bruscas no mercado.

Isto acontece porque as CEX são geridas por uma empresa de organização centralizada que pode processar milhares de ordens por segundo.

Desvantagens da Exchange Centralizada CEX:

  • Potencial de sofrer ataques de Hackers:

Em comparação com o mecanismo DEX, na CEX é baseado na confiança, uma vez que a plataforma CEX armazena o seu ativo em carteiras integradas que fazem parte do seu sistema (serviços de custódia).

Este mecanismo está para além do controlo do utilizador. Portanto, os utilizadores têm de depositar total confiança nas plataformas CEX de que o seu dinheiro está seguro com elas.

É por esta situação que tais plataformas são os alvos principais para os cibercriminosos.

  • Sob regulamentação dos governos:

As exchanges centralizadas estão sob o controlo de reguladores, fornecedores e regulamentos legais. Assim, para evitar o branqueamento de capitais, os operadores são obrigados a recolher dados sobre os seus clientes (o habitual KYC).

E este controlo centralizado acaba sendo contrário à ideia base das moedas criptográficas.

DEX: A exchange Descentralizada

As DEX são uma evolução das CEX. O sistema não é controlado por uma entidade centralizada.

As DEX são protocolos financeiros autónomos movidos por smart contracts (ou contratos inteligentes) que permitem aos negociantes converter um ativo digital por outro, com todas as transações visíveis no blockchain.

Cada transacção DEX é governada por um procedimento automatizado que é conduzido por um contrato inteligente. Quando comparado com o CEX, a existência destes contratos inteligentes torna as transações mais instantâneas e de baixo custo.

cex e dex defi
cex e dex defi

Entre outros, a PancakeSwap, Uniswap, Sushiswap, 1inch Exchange e Zapper.fi são exemplos de plataformas descentralizadas.

Vantagens da Exchange Descentralizada DEX:

  • Maior segurança de ataques externos:

Isto é explicado por dois motivos. Uma DEX vai usar uma framework não-custodial, onde os utilizadores têm controlo total sobre os seus ativos, pelo que os hackers não podem entrar nas carteiras dos utilizadores a menos que usuários se exponham por eles próprios.

Os hackers visam principalmente a base de dados central de trocas para extrair as chaves privadas dos utilizadores e retirar os seus fundos.

Em segundo lugar, como não é necessário um processo de verificação de identidade, não haverá risco de fuga de dados privados dos utilizadores.

  • Sem fraudes por parte de terceiros:

Não se verifica fraudes nas entidades de terceiros. Como não existem organizações centralizadas, reguladores financeiros ou autoridades que monitorizem, não podem ocorrer fraudes que possam vir daí.

  • Integração DeFi e NFT:

Os DEXs utilizam contratos inteligentes (smart contracts). Eles permitem aos utilizadores acederem ao mundo dos contratos inteligentes e DApps que fornecem vários serviços financeiros, incluindo produtos de empréstimo e poupança, bem como projetos NFT.

  • Taxas low-cost:

É possível que encontre melhores taxas de operação pelas DEX terem um grande número de pares de negociação. Naturalmente que deve sempre ver com atenção o valor das taxas, pois isto nem sempre se confirma.

Desvantagens da Exchange Descentralizada DEX:

  • Menor liquidez:

Quando comparado com plataformas CEX, terá menor liquidez. Visto que o número de participantes ativos é menor, também o mesmo se aplicará à liquidez. Isto ainda se verifica, mas com o passar do tempo e o crescimento da realidade DeFi (finanças descentralizadas), essa liquidez deverá aumentar.

  • Funcionalidades limitadas:

Estejamos a falar de funcionalidades extra ou mesmo de interface de usuário, as DEX são quase sempre mais limitadas ou mais complicadas. Não existem opções como compra com ordens limite ou stop loss.

As interfaces não costumam ser ‘user-friendly’ nem intuitivas, principalmente se você for iniciante.

CEX e DEX: Conclusão

CEX e DEX têm suas vantagens e desvantagens. Como já entendeu, entre CEX e DEX não há uma opção que seja a melhor. Há sim, a opção que se adequa mais a você.

Escolher a exchange ideal para você é importante e provavelmente será o primeiro passo que você vai dar neste mundo, por isso tenha em atenção as vantagens e desvantagens que acabamos de descrever.

Se está preparado para investir dinheiro neste mercado você já deve saber que o mercado é muito volátil e instável. Mas sua exchange não deve ser nada disso. CEX e DEX, escolha bem.

CEX e DEX - Os 2 Tipos de Exchange para CriptomoedasCEX e DEX - Os 2 Tipos de Exchange para CriptomoedasCEX e DEX - Os 2 Tipos de Exchange para CriptomoedasCEX e DEX - Os 2 Tipos de Exchange para CriptomoedasCEX e DEX - Os 2 Tipos de Exchange para CriptomoedasCEX e DEX - Os 2 Tipos de Exchange para Criptomoedas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to Top