Como Ganhar Dinheiro com NFT

Como Ganhar Dinheiro com NFT

Este é o guia passo-a-passo que lhe vai mostrar como ganhar dinheiro com NFT. A sigla do momento que lhe pode vir a render largos milhões. Leia tudo aqui!

ganhar dinheiro com nft capa
ganhar dinheiro com nft

O Guia que Explica como Criar e Vender seus NFT’s

Se você não andou a dormir debaixo de uma rocha nos últimos largos meses, por certo já ouviu falar no termo NFT. E sabe o que são e o potencial tremendo que eles têm. E agora está procurando uma forma de tornar suas ideias em arte para vender. Ou simplesmente quer saber como comprar e revender com lucro? Não precisa procurar mais!

Este guia completo vai lhe mostrar todos os passos que você precisa para criar e vender suas NFT’s e, eventualmente, ganhar (muito!) dinheiro.

Por outro lado, se caiu aqui de para-quedas e não faz ideia do que estamos falando, melhor começar neste artigo que lhe explica direitinho o que são os NFTs: a última moda digital.

Ganhar Dinheiro com NFT: as Duas Possibilidades

Existem duas formas principais onde você pode olhar para esta atividade e procurar ter um rendimento.

1 – Vender a sua arte digital

Esta forma é mais indicada para os artistas ou pessoas que tenham noções em como criar conteúdo. E não pense que você precisa de ser um Picasso para ter sucesso, existem casos de arte digital de gosto ‘duvidoso’ que tiveram sucesso nas vendas. Afinal de contas, arte é algo subjetivo, não é mesmo?

NFT Nyan Cat
O NFT Nyan Cat que foi vendido por meio milhão de dólares

Você cria e vende sua arte em sites específicos, seja em leilões ou com um preço fixo. Algumas formas de arte incluem música, modelos 3D, imagens (preferencialmente com alta resolução), ou vídeo (de preferência em 4K).

Notas:

  • Irá ser sempre necessário pagar uma comissão de transação, que varia muito conforme a plataforma e o sistema de blockchain usado. Mais sobre este tema abaixo.
  • Você irá receber pagamentos em moedas digitais, muitas vezes Ethereum. Estas moedas podem depois ser convertidas em moedas ‘reais’, como dólares ou euros.
  • Ao contrário da arte tradicional, você pode definir um montante de lucro para uma revenda. Se alguém comprar sua arte, tem todo o direito de a revender. E se o fizer, você terá uma comissão em cima do lucro da venda. O standard é 10%, mas você pode definir mais ou menos.

2 – Compra e revenda de arte nos mercados

Como acabou de ler, você se comprar arte de alguém, tem o pleno direito de a guardar ou de vender. Naturalmente que a ideia é revender com margem de lucro. Esta forma será mais indicada para os investidores de cripto moedas e/ou arte digital.

O conceito por detrás deste sistema é muito simples.

Sendo que alguns NFT’s têm forte possibilidade de valorização futura, você pode comprar arte a um preço baixo, esperar algum tempo (que pode ser desde semanas até anos), e vender com lucro. Mais à frente abordamos esta vertente.

nft valorização
Ganhar Dinheiro com NFT através da valorização

Isto envolve conhecer os potenciais artistas de nicho que ainda não têm nome consagrado, comprar arte enquanto eles são aparentes desconhecidos do público geral, e quando (se) eles alcançarem fama, a arte que você detém desse artista vai aumentar de preços substancialmente.

Notas:

  • Há que encarar isto como um investimento e como qualquer investimento há risco. Se tem aversão absoluta a risco talvez não seja a melhor opção.
  • O tempo e a valorização aqui sugeridas são absolutamente especulativas. Pode comprar arte que nunca vai valorizar, ou arte que vai até desvalorizar, perdendo seu valor.
  • Faça a sua investigação minuciosa sobre o artista que planeia comprar arte. Ele, vai lhe contar uma história que pode ou não ser verdade. Como em tudo, há golpistas à espera de lhe vender uma “obra-prima”, mas que nunca vai valer de nada.

Vamos Arregaçar as Mangas e Trabalhar!

O que é preciso para ganhar dinheiro com NFT? Vamos explicar as 3 ‘ferramentas’ indispensáveis para começar. São elas:

  • uma wallet, ou carteira digital – Onde você guarda as suas criptomoedas.
  • Exchange, que é uma plataforma de câmbio, mas o ideal é utilizar o tempo em inglês.
  • Mercado de NFTs – Onde irá vender e/ou comprar seus NFTs.

Vamos explicar com maior detalhe cada uma destas 3 ferramentas e lhe mostrar como você liga tudo isto.

Está na hora de meter as ‘mãos na massa’ e procurar ganhar dinheiro com NFT.

Passo 1: Configurar sua Carteira Digital/Wallet

E começamos por falar em maior detalhe sobre sua Carteira digital (wallet em inglês) e quais as regras de segurança você deve adotar.

Existe um vídeo muito legal e bem explicativo sobre o que é uma wallet para cripto, feito pela Binance, que é uma sólida plataforma de compra e venda de cripto. Sugiro, se não domine a questão das carteiras digitais, que pode assistir aqui.

A carteira digital é a sua entrada para este mundo. E também o ‘lugar’ onde você vai guardar todo o possível lucro que venha a ter. Por isso não preciso explicar porque é que você a deve tratar com tanto cuidado como sua carteira real!

Se você perder sua carteira real, vai perder tudo o que tem lá. Com carteira digital é igualzinho. Vai perder todos os fundos e não tem jeito de alguém o ajudar a recuperar, nem mesmo o suporte ao cliente das empresas que gerem as carteiras digitais, por isso o fique esperto!

sua carteira digital
sua carteira digital

Existem vários tipos de carteiras digitais para cripto. Existem as software wallet, as hardware wallet e as paper wallet. Por ser algo muito subjetivo e pessoal, não vamos dar recomendar sobre qual wallet usar. Note que muitas delas são ao mesmo tempo, exchanges que iremos falar mais tarde. Existem várias que são boas opções, tais como:

– Binance (também é uma Exchange que se chama Binance)

– Coinbase Wallet (serviço separado da Exchange chamada Coinbase)

– Ledger Nano

– ZenGo

– Gemini (também é uma Exchange que se chama Gemini)

– Trezor

– MetaMask

– Blockchain

Passo 2: Escolher a sua Cripto Exchange

No passo 2 você terá de ter uma Exchange de criptomoeda. Irá sempre precisar de uma, mais que não seja para quando quiser transformar seus lucros ao ganhar dinheiro com NFT em dinheiro fiduciário.

Algumas wallets, que falamos no passo anterior também são uma exchange, por isso pode gerar alguma confusão.

De uma forma muito simplista, tanto nas wallets como nas exchange você pode guardar suas criptomoedas, mas apenas nas exchange você pode trocar suas por euros, dólares, reais ou outras moedas.

Pesquise exchanges que estejam disponíveis no seu país/região, pois nem todas têm regulamentações globais.

As regulamentações das exchange funcionam de forma similar como as corretoras do mundo das opções binárias, por isso escolha uma que tenha uma proteção sólida.

Cripto Exchange
Cripto Exchange

Também devido a tais regulamentações, as exchange são obrigadas a lhe pedir seus dados e documentos para que validem sua conta. Terá de enviar documentação pessoal e, em alguns casos, detalhes do seu banco.  

Todas estas informações são pedidas porque existe uma política que é anti lavagem de dinheiro e para combater o financiamento do terrorismo.

Existem várias sólidas exchange, mas as duas que mais se destacam continuam a ser a Binance e a Coinbase.

Na exchange que escolher, não se esqueça de completar na íntegra seu processo de identificação e validação, processo que pode ser um pouco moroso e chato, mas tudo para sua própria segurança. Sem dúvida que estas medidas ajudam a que a possibilidade de ganhar dinheiro com NFT seja algo mais seguro.

Também é na exchange que irá comprar Ethereum, idealmente. Informe-se bem sobre as taxas aplicadas. No passo seguinte explicamos porque vai precisar de ter Ethereum.

Passo 3: Os mercados para vender seus NFTs

Vamos agora falar da forma de ganhar dinheiro com NFT, vendendo o seu conteúdo.

Para isso você vai no mercado. Nem todos os mercados são iguais.

Podemos separar os mercados por tipo de entrada. Temos aqueles mercados que é necessário convite, tal como o Foundation ou o MakersPlace. Outros, tal como o OpenSea ou Rarible não precisam de convite.

vários mercados de NFT
vários mercados de NFT para Ganhar Dinheiro com NFT

O nosso guia vai continuar com foco no OpenSea. Não precisa de convite, é dos mais conhecidos, é dos mais aconselhados e é o que tem maior integração com praticamente todas as carteiras virtuais que valem a pena.

Por isso acaba sendo uma das escolhas mais comuns na hora de comprar ou vender NFTs.

Você pode vender conteúdo variado, seja arte digital, música, 3D, vídeo, ativos de videojogos, etc. Incluso no OpenSea você tem ativos exclusivos de jogos de blockchain tal como o conhecido Crypto Kitties.

Passos para vender e ganhar dinheiro com NFT no OpenSea:

1 – cadastrar na plataforma.

Terá de fazer um cadastro como em qualquer outro site. Criar o seu perfil de artista, definir sua imagem, etc.

2 – Criar uma coleção ou uma Store (loja em inglês)

Crie sua loja ou sua coleção que será a sua ‘galeria virtual’ onde sua arte vai estar exposta.

criar coleção
criar coleção

3 – suba sua arte na maior resolução possível.

A arte que irá subir é a arte final que irá ser (eventualmente) vendida e adquirida, por isso deve subir a sua melhor versão.
Isto é um pouco diferente de outras formas de lidar com arte, onde o criador sobre uma versão de baixa resolução, evitando o possível roubo. Aqui, você terá de subir logo o NFT em alta resolução.

4 – Crie e conte uma história relativa à peça de arte.

Seja simples, verdadeiro, mas diga algo que irá ajudar aos interessados se ligarem ao seu NFT.  

“Que preço devo colocar no meu NFT?”

Uma das perguntas que todo o mundo faz. Ao definir o seu preço no OpenSea, você primeiro escolhe o seu método de venda que pode ser:

  • Set Price – define um preço fixo

O Set Price é o ideal para quem está a dar os primeiros passos e ainda não é conhecido no meio. Consegue ter um lucro, mas mais reduzido.

  • Highest Bid – lança um leilão, onde a maior licitação ganha

Indicamos o Highest Bid para quem já tem nome no mercado ou, pelo menos, que tenha um grande número de seguidores nas redes sociais. Mas também é uma boa forma de contornar gastar ‘gas’, se não tiver certeza que seu item vai ver vendido. Continue lendo que explicamos mais abaixo.

  • Bundle – cria um ‘pacote’ de itens para venda

Este formato permite que você crie um grupo de vários itens para venda, tudo junto.

venda preço NFT
venda preço NFT

Como publico o meu NFT?

Publicar o seu NFT é o processo de fazer ‘mint’, expressão em inglês, que significa cunhar.

Fazer ‘mint’ é cunhar um NFT. E através deste processo que sua arte digital se torna uma parte da blockchain Ethereum – um livro-razão público, imutável e à prova de manipulação.

Este processo eletrónico é feito totalmente na plataforma OpenSea ou similares e é ao mesmo tempo entusiasmante e amargo. Entusiasmante porque você está a transformar arte para ganhar dinheiro com NFT, mas amargo porque ele tem um custo. Por isso lhe disse no passo anterior que precisava comprar Ethereum.

E pode ser um custo avultado.

E deve estar perguntando: “quanto custa?” A verdade é que ninguém lhe sabe responder, pois só saberá no exato momento em que estiver fazendo o processo e o website lhe dizer quanto é. Não existe nenhuma tabela ou preço de referência. Continue lendo que vai entender.

A taxa cobrada no blockchain Ethereum chama-se ‘gas’. Quando ouvir falar em ‘gas’, já sabe o que é, uma taxa que o blockchain Ethereum cobra para fazer diversas atividades, nomeadamente fazer ‘mint’ de um NFT.

O preço varia imenso, porque depende muito da carga do blockchain! De uma forma genérica, quanto mais ‘atarefado’ estiver o blokchain naquele momento mais alto será seu valor de ‘gas’. Está diretamente relacionado com a oferta e procura.  

Na altura em que estiver a cunhar o NFT, se achar que o valor de ‘gas’ é muito elevado, pode cancelar e repetir mais tarde.

Você precisa ter esse valor em ETH disponível na sua carteira, pronto a usar. Uma dica: tenha um pouco mais do que o que você acha que vai ser pedido.

No OpenSea, você tem de pagar este valor em ‘gas’ só quando inicia a sua loja. Várias outras plataformas pedem uma comissão sempre que lança um novo NFT. Agora imagine, que você quer lançar muitos NFTs, a cobrar comissão em cada um vai ficar muito salgado.

Tem forma de vender sem pagar ‘gas’?

Não tem. Se houver uma venda, a plataforma irá sempre cobrar algo. A melhor forma de contornar os custos de ‘gas’ é criar um leilão. No leilão você precisa à mesma de pagar ‘gas’, mas caso não haja nenhuma licitação pelo valor mínimo que você indica, receberá o valor de ‘gas’ que usou de volta na sua carteira.

open sea leilão
OpenSea leilão

Publicite a Venda do seu NFT

Lamento, a não ser que você tenha largos milhares lhe seguindo nos média social, o seu NFT terá poucas chances de ser vendido. Então você tem de aprender a saber vender, publicitar.

O Twitter é a plataforma ideal para o fazer. É aquela que tem mais investidores de cripto. O Reddit será a segunda melhor opção.

Utilize hashtags #NFTs e pesquise por outras hashtags com forte relação ao mercado de NFTs.

Comunique em inglês, mesmo que não se sinta muito confortável. A verdade é que é a língua universal para investimentos, não tem como dar a volta a isso.

Além de publicar, está no momento de definir a sua coleção, pois você quer definir sua ‘fatia’ porcentual de uma próxima venda. Clique em ‘edit’ como vê na imagem abaixo.

editar coleção opensea
editar coleção opensea

Esta porcentagem define o valor que você irá ganhar numa eventual venda futura, caso o novo proprietário do NFT que você vendeu queira vender novamente. Isto é uma característica muito legal que você não vai querer perder.

Neste caso você estaria a ganhar dinheiro com NFT não de uma forma direta, mas sim indireta, pois já vendeu seu NFT no passado, mas ele foi vendido a outro comprador e você voltou a receber uma porcentagem.

Notas em relação a ganhar dinheiro com NFT:

  • Não entre com expetativas demasiado altas. Se você está aqui é porque já leu sobre aquelas vendas milionárias de NFTs. Essas vendas são pontuais e uma minoria ínfima e não representam a (dura) realidade do mercado atualmente.
  • Não pense que vai acordar milionário. O sucesso demora. Se você não tem muitos seguidores nem é um artista de renome, vai demorar até conseguir vender algo.   

Já cobrimos o essencial de como criar e vender sua arte digital.

Agora, a segunda forma em que você pode ganhar dinheiro com NFT é através da compra e revenda de arte nos mercados.

Ter Lucro com a Compra e Revenda de Arte nos Mercados

Talvez não seja artista, nem queira produzir conteúdo, mas quer entrar no mercado e ter lucro? Perfeitamente possível!

Você está na parte certa do nosso guia.

Para este modelo funcionar é preciso:

  • ter uma estratégia de investimento
  • não ter receio de arriscar
  • não ter receio de investimentos especulativos
  • ter noção que só deve investir um montante que não faz falta porque pode perder todo o capital investido
  • investigar e aprender, com atenção a propaganda desmesurados e scams diversos

Os pontos acima são altamente subjetivos e se você não se sente confortável com algum deles, então este modelo de investimento não é para você.

Mas se for, vai necessitar de uma estratégia como falei acima. Embora isto não seja um guia de investimento, você pode tomar atenção às seguintes opiniões, de modo a construir sua estratégia para ganhar dinheiro com NFT, onde vai comprar arte de outros e revender mais tarde.

Reúna contactos influentes do mercado

Tal como em muitas outras áreas, ter contatos bem posicionados é essencial. Poderá ter acesso em primeira mão a informações e dicas.

Também poderá ter acesso em primeira mão a ‘drops’ que podem vir a valorizar imenso. Por norma, estes drops são grátis ou com um preço muito acessível. Outros são limitados, o que pela sua raridade, podem vir a aumentar de preço no futuro. Estar na linha da frente pode ser decisivo para conseguir um, ou não.

“O que é um drop?”

Um drop em NFT se refere ao lançamento de um novo projeto de NFT. Muitas vezes, para iniciar uma circulação de moedas, os seus criadores simplesmente entregam alguns milhares pelas pessoas da comunidade. Ou o fazem em troca de pequenos gestos como partilhar post, subscrever com seu email, etc.

Tenha em atenção, existem drops todos os dias, mas a maioria simplesmente é fake, scam ou não interessa. Tenha muita atenção aos golpes.

Comprar quando artistas de nicho já estabelecidos se lançam nos NFTs

Um possível atalho para ganhar dinheiro com NFT é seguir artistas já conceituados que ainda não operam no mercado de cripto.

Se eles se lançarem no mercado de NFTs, suas primeiras obras podem ter um custo mais reduzido, mas têm boas possibilidades de incrementarem seu valor no futuro, à medida que seu nome fique mais famoso.

Faça sempre a sua pesquisa, não siga os outros cegamente

É muito importante aprender, investigar e fazer sua pesquisa antes de comprar e vender NFTs. Alguém dos golpistas, há muito ‘especialista’ por aí que recomenda comprar “isto ou aquilo” porque têm interesses próprios escondidos.

Existe muitas correntes com propaganda exagerada sobre NFTs em que você pode ficar super entusiasmando, mas que no final só o deixam numa fria.

Como me posso proteger dos scams e golpes?

Excelente pergunta! As tentativas de golpes acontecem diariamente, em diversas plataformas, sejam elas discord, telegram, whatsapp, ou redes sociais diversas. Importa muito que você aprenda a identificar scams e golpes. Notas para ficar esperto e evitar alguns dos esquemas existentes:

Nunca dê a sua secret phrase ou seed phrase

A secret phrase ou seed phrase são mecanismos de segurança existentes em muitas wallets ou exchanges. Elas são uma espécie de código de várias palavras aleatórias. Por norma 12 ou 14, elas são lhe dadas no cadastro e você deve as manter seguras. Resista à tentação de tirar uma captura de tela e deixar no seu celular. Apontar num pedaço de papel seguro e confidencial pode ser boa ideia. Não o perca e nunca dê esse código a ninguém! Esse código poderá ser a única forma de recuperar suas criptomoedas, se algo acontecer com seu acesso.

metamask seed
exemplo de uma secret backup phrase, neste caso do metamask

Fique longe de falsificações

Desde que existe arte que existe falsificações. De Rembrandt a Van Gogh, Picasso ou Rodin, muitas obras destes e de outros artistas foram falsificadas, porque é que no mundo digital nos NFT’s isto havia de ser diferente?  

Seja em que plataforma for, você terá artigos reais e imitações, bem como artistas reais e artistas imitadores.
A imagem abaixo mostra a conta real e uma sequência de contas falsas, que podem vir vender arte contrafeita e sem valor no mercado.

conta real vs conta falsa opensea
conta real vs conta falsa opensea

Faça a sua pesquisa

Já falamos disso antes, mas não custa lembrar. Pesquise sobre golpes mais comuns como “Rug Pull” ou “Pump and Dump”.

Pesquise sobre segurança, sobre os artistas, sobre carteiras digitais e exchanges seguras. Isto é um investimento, envolve dinheiro e quase ninguém o pode ajudar se as coisas correrem mal e se for trapaceado.

Ganhar Dinheiro com NFT: Conclusão

Ufff, foi um pouco longo, não? Mas vamos para a conclusão.

Com este guia você aprendeu como ganhar dinheiro com NFT, seja na vertente de criação de conteúdo como na opção de comprar para revender com lucro a arte de outros artistas.

Os NFT’s já existem há um bom tempo, mas só descolou nos últimos meses por isso vai muito a tempo de conseguir a sua fatia. Todos os especialistas dizem que este mercado ainda tem muito para dar, principalmente com todas as novidades tecnológicas que ainda nem viram a luz do dia.

Esperemos que este nosso guia lhe ajude a dar o primeiro passo numa área altamente interessante e dinâmica que funde arte e investimentos, assentes em tecnologia de ponta.

FAQs – Questões Frequentes sobre Ganhar Dinheiro com NFT

As histórias de arte vendida por largos milhões, é sério?

Sim, tem vários casos que são altamente mediáticos e verdadeiros que artistas que conseguiram ganhar dinheiro com NFT, muito dinheiro! A famosa casa de leilões Christie’s vendeu um quadro NFT por 69 milhões de dólares. Mike Winkelmann – o artista digital conhecido como Beeple, é o seu criador. Mas não se esqueça que estes casos de sucesso, embora verdadeiros, representam uma mínima parte de todos os que tentam vender NFTs. A verdade é que muitos nunca conseguem vender sequer uma única peça.

Quero lançar meus NFTs que criei, mas o preço do ‘Gas’ é caro, que fazer?

Este guia foi feito com a blockchain Ethereum (e sua moeda) no foco porque, neste momento, é a mais utilizada e famosa globalmente. Mas existem outras blockchain, que porventura vão ter um custo mais reduzido. Exemplos: Binance Smart Chain, Flow, EOS, WAX e Solana. Todas estas blockchains trabalham com suas moedas respetivas.
Pesquise que certamente terá preços mais acessíveis.

O mercado é gigante, não tem outras formas de ganhar dinheiro com NFT?

Tem sim, pode comprar com comprar e revender com lucro NFTS’s que são ativos de jogos existentes no blockchain. Exemplos como o Alien Worlds ou o Dark Country são jogos que correm 100% no blockchain, têm suas economias baseadas nos seus próprios tokens e têm ativos NFT, tal como cartas ou terras, que pode comprar e revender com lucro.

Como Ganhar Dinheiro com NFTComo Ganhar Dinheiro com NFTComo Ganhar Dinheiro com NFTComo Ganhar Dinheiro com NFTComo Ganhar Dinheiro com NFTComo Ganhar Dinheiro com NFT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to Top