Alien Worlds: O Guia Completo que não pode perder

Alien Worlds é um jogo grátis de estratégia baseado na blockchain, onde você minera gratuitamente o token Trilium (TLM). Esse token pode depois ser convertido em outras moedas digitais ou simplesmente vendido.

alien worlds capa
Alien Worlds

Alien Worlds: O guia completo

Quem nunca sonhou ganhar dinheiro jogando videogame? Até ao passado recente, esta realidade era possível apenas para um minúsculo grupo de jogadores profissionais de CS:GO, Fortnite, LoL, Dota 2, etc.

Mas com a massificação daquilo que a Blockchain permite, começaram a aparecer dApps, as Apps descentralizadas que permitem carteiras digitais, exchanges, videogames, entre outros.

Uma delas é o Alien Worlds, jogo que ainda está a começar, mas que já gera um entusiamo enorme. Como sabe, muitas vezes nos investimentos quem começa na fase inicial tem maior probabilidade de sucesso, por isso esta é a hora! Prepare sua chávena de café e vamos começar nosso guia completo.  

O que é o Alien Worlds?

É um videogame em que você joga grátis no seu navegador e que simula uma economia baseada no token chamado Trilium (TLM). Com pormenores de estratégia, economia e exploração é um jogo em 2D de cartas (NFTs) colecionáveis, ao gênero de Magic: The Gathering. Cada carta é um item único e com um poder específico. Com estas cartas NFTs você irá minerar e gerir este token valioso, pois Trilium é a moeda corrente dentro do jogo e fora dele. Com os NFts irá participar de batalhas sangrentas, aventuras ou participar na governança dos planetas, mantendo sua influência e poder.

Alien Worlds corre nas Blockchains da Binance Smart Chain (BSC), Ethereum, e WAX. O token Trilium também existe nessas três.

A blockchain é uma tecnologia de manutenção e verificação de informação que usa a criptografia para tornar a rede virtualmente impossível de ser alterada ou hackeada. Por outras palavras, é um tipo de livro de registro descentralizado (Distributed Ledger Technology). Todos os computadores da rede são participantes e têm uma cópia transparente de todo o histórico de transação, imutável, com tempo marcado, unânime, segura e anónima. Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe uma única blockchain, mas sim dezenas ou milhares.

História do jogo

Passado em 2055, a Terra está infestada com pandemias. A Federation é a comunidade Bitcoin mais avançada do planeta e receberam informações secretas de seres alienígenas, para arrumarem um jeito de usarem um Buraco de minhoca (Wormhole) para escapar da Terra.

Em Alien Worlds, você é um explorador com a missão de viajar para mundos desconhecidos e minerar o precioso Trilium.

Os pioneiros que viajam para esses planetas criam uma economia sustentável e justa onde tudo é tokenizado. Nestes planetas, qualquer explorador pode fazer fortuna, desde a minerar o valioso Trilium, a tornar-se um proprietário de terras, ou a participar de aventuras e batalhas contra outros jogadores.

Como começar a jogar Alien Worlds?

Qualquer aventureiro que deseje começar só tem de abrir conta na carteira WAX. Caso tenha já uma conta, pode usar seus acessos existentes. Depois aceda à página do jogo, faça login com os dados da carteira WAX e comece a jogar. É através desta carteira WAX que você faz o login, sua mineração, seus trades, compras e vendas de NFTs, troca seus TLM por outros tokens, enfim, tudo. Por isso mantenha seus dados da carteira WAX a salvo.

Defina seu username, e escolha seu avatar masculino ou feminino. Vai escolher o planeta e o local para minerar.

Cuidados a ter quando escolhe o planeta e local a minerar:

1 – tenha atenção ao valor mining pot. Quanto maior este valor, maior será o seu resultado potencial de mineração em TLM.

mining pot
mining pot

2 – depois de escolher o planeta, pode escolher o lote onde pretende minerar. Todos os lotes têm algum dono que lhe cobra uma porcentagem. Essa porcentagem vai de 20% a 0%, sendo que, quanto menor esse valor, menor é a comissão que o proprietário cobra para você minerar. Aviso já que não existem muitos donos que cobram 0%.

owner profit share
owner profit share

Mas também existem outros detalhes que influenciam na escolha do lote, não apenas a porcentagem que o dono cobra. Cada lote tem características que estão visíveis na carta.

A imagem abaixo explica em detalhe o que cada valor afeta na sua mineração.

detalhes da carta do lote2
detalhes da carta do lote

Mais tarde pode mudar de planeta, por isso para já essa escolha não é importante nem definitiva.

Irá ter como ferramenta uma pá que é fornecida gratuitamente pelo jogo que vai usar para minerar o TLM. Clica no botão “mine” e o processo de mineração começa. Existe uma contagem regressiva que terá de esperar que termine. Quando acabar, já pode coletar seu Trilium. Parabéns, acabou de ganhar seus primeiros Trilium!

Como ganhar dinheiro com Alien Worlds?

Agora que minerou pela primeira vez, é repetir. Com as ferramentas oferecidas pelo jogo, sua recompensa será baixa, na casa dos 0.05 Trilium cada mineração. O resultado de TLM obtido varia sempre conforme o planeta e o lote escolhido, conforme o número de jogadores a minerar naquele momento, as ferramentas, etc. E nunca terá sempre o mesmo resultado, o valor minerado irá sempre oscilar. Mas não tenha dúvidas, está a minerar algo que tem um valor no mercado, gastando e investindo zero!

processo mineração
processo mineração em Alien Worlds

Naturalmente que passado pouco tempo irá entender que a forma de minerar com a única ferramenta fornecida é a forma realmente grátis, mas consome muito tempo e com ferramentas mais poderosas você consegue minerar mais TLM.

Como já reparou existem outros 2 slots em que pode equipar outras duas ferramentas, mas que não existem em seu inventário, pois o jogo só lhe dá uma pá grátis.

Pode esperar que a sorte esteja do seu lado e que o Alien Worlds seja simpático e que lhe presenteie com mais ferramentas, ou pode comprar. É aí que entra o mercado, ponto-chave desta economia, que vamos cobrir no ponto seguinte.

Para além desse valor de Trilium, terá a chance de obter NFTs a cada vez que minera em Alien Worlds. É outra forma de ter lucro, visto que há uma tendência clara dos NFTs, principalmente os mais raros, valorizarem com o tempo.

Tudo dentro do jogo é um NFT, todas as cartas disponíveis de ferramentas, armas, minions, terras, etc. Todas são numeradas e muitas delas com números de emissão baixos, tal como 256 unidades, 64 unidades ou até menos. Ou seja, certas cartas terão apenas um número muito reduzido de unidades emitidas. Por exemplo, uma carta com 64 unidades significa que apenas 64 cartas dessas vão ser criadas. Isto tem como objetivo aumentar o seu valor, e atualmente algumas cartas já ultrapassam o valor de 1 milhão de dólares americanos no mercado. Sim, você leu bem. E recordo que ainda estamos em fase muito inicial do jogo!

NFT são são tokens não fungíveis, do inglês “non-fungible token”, e são artigos únicos digitais. Existem há alguns anos, mas nos últimos meses começaram a fazer imenso sucesso. Cada token tem o seu hash digital – a frase criptográfica única – , que o faz ser distinguido de todos os outros. 

Pode parecer um negócio de criança, mas na verdade você está amealhando “dinheiro”, sendo que Trilium tem um valor real! Não lhe posso dizer quanto, pois como em tudo, será o mercado a dizer quanto vale cada Trilium ao longo do tempo. Mas sendo um cadastro grátis, é 100% lucro! À data da escrita deste guia o valor de cada TLM era de ~0.50$ (dólar americano) Agora pense, se isto está começando, quanto acha que pode valer daqui a 6 meses? Faça sua matemática do potencial…

Também há uma forma passiva de ter uma renda dentro de Alien Worlds. Basta para isso ter uma ou mais terras. Pode comprar (a preços exorbitantes, aviso já) um ou mais lotes no mercado de NFTs ou pode estar de olho em futuros lançamentos de planetas para ser um dos primeiros a ter o seu terreno. Em ambos os casos estará a beneficiar de uma renda constante de cada vez que alguém minera no seu lote.

Mercado

O mercado AtomicHub é outro acesso que você utiliza com seu login da carteira WAX já criada. Lá dentro terá uma vasta gama de NFTs que pode comprar para acelerar sua mineração de Trilium ou aumentar sua chance de obter as tão desejadas cartas raras que podem vir a valer muito dinheiro. Você compra e vende diretamente a outros usuários que querem comprar ou vender e todas as negociações são diretas e seguras, com um número de transação gravado na blockchain. As compras ou vendas refletem-se no Alien Worlds de forma imediata, precisando apenas de um refresh na página.

Relembro que tudo dentro do jogo é um NFT e tudo é tokenizado.

Como já deve saber, um bom investimento pode gerar mais lucro e é aí que entram as ferramentas e a mentalidade de investimento para ter mais retorno de trilium, para investir um mais em melhores ferramentas; esse ciclo também faz parte no Alien Worlds.

Mercado atomic hub
Mercado atomichub

Caso não queira ou não possa fazer investimentos e queira manter o jogo totalmente grátis pode fazê-lo. E tem até forma de fazer melhorias no seu arsenal de mineração, utilizando os Trilium que vai (lentamente) ganhando, trocando-os por WAX e depois usando esse valor em WAX para equipar o que desejar no mercado tal como falei no ponto anterior.

Para trocar seus Trilium por WAX, terá de ir à Exchange Alcor e trocar a quantidade desejada de TLM por WAX.

Mais sobre Trilium, o token multiplataforma:

Todo o ecossistema do Alien Worlds é alimentado com Trilium (TLM). Para além de minerar, que é o ato de obter este precioso token, você pode:

Stake: Staking é um termo muito comum e significa usar seus TLM para ter uma participação em um dos planetas e obter recompensas, com o intuito de aumentar o valor de remuneração daquele planeta.

Participar da Governança do Planeta: usar seus TLM para votar ou mesmo concorrer aos cargos dos Conselhos de cada planeta.

Teleport: utilizar a ponte criada para transferir seus tokens através das várias blockchains Binance Smart Chain, Ethereum, e WAX. Sobre isto, leia mais abaixo.

Negociar: na plataforma Alcor, pode negociar TLM por WAX, ou na Binance por vários mais, nomeadamente TLM/BTC.

Tenha em atenção que algumas destas atividades podem ainda não estar disponíveis na altura que ler este guia.

Vão existir apenas 5 biliões de TLM, com mais 5 biliões reservados para lançamentos progressivos ao longo dos anos.

Sendo que existirá, apenas, 10 biliões de TLM, é inevitável que veja a mineração como uma competição, pois o que você conseguir, o seu vizinho não consegue obter. Sendo uma emissão finita de token, isto tende a, naturalmente, aumentar imenso o seu valor.

Matemática do Power, Luck e Charge Time

Existe uma a fórmula para calcular o potencial de TLM minerado, a probabilidade de encontrar uma carta NFT, baseado nas ferramentas do seu mining hub (seu kit de mineração) e do local.

Pode assustar de início, mas analise bem que vai ver que não é assim tão complicado.

A imagem abaixo ilustra e explica o que cada fator influencia e deverá estar se guiando pelo próprio technical blueprint oficial, que é a conceção técnica do Alien Worlds.

formula uplandcomics
formula créditos: Upland Comics

Isto é uma ajuda preciosa para conseguir montar um kit de mineração adequado para o que pretenda. Isto porque sua estratégia poderá incidir em um kit para sacar mais TLM ou mais NFTs, mas dificilmente consegue atacar os dois objetivos em simultâneo, sem gastar largas quantias de dinheiro.

Um dos objetivos, seja mineração de TLM ou sacar NFTs, vai ficar sempre em segundo plano.

Se seu kit de mineração vai minerar mais, sua chance de encontrar NFTs será baixa, e vice-versa. Você precisa criar uma estratégia de jogo que privilegie mais um ou o outro, a escolha é sua.

Claro que pode, também, montar um kit com uma estratégia mais “balanceada”, com itens que têm não só mining power, mas algum NFT luck.

NFTs, os preciosos NFTs!

Já entendeu que os NFTs é que mexem com tudo dentro do Alien Worlds, certo? Vamos aprofundar as suas propriedades.

Todos os itens em Alien Worlds têm um nível de rarity (raridade). Dos menos raros, para os mais raros a lista é:

  • Abundant
  • Common
  • Rare
  • Epic
  • Legendary
  • Mythical

Para além da raridade, importa o nível de shininess (brilho, numa tradução literal). A lista, dos com menor shine, para os com mais shine é a seguinte:

  • Stone
  • Gold
  • Stardust
  • Antimatter

Importa explicar que todas as cartas começam com nível Stone. Não irá ‘achar’ NFTs superiores a Stone no seu processo de mineração. As cartas com nível de shine superior foram melhoradas pelo seu dono, num processo chamado de “shining”, que é uma melhoria que envolve ‘queimar’ outras três cartas iguais e gastar TLM no processo. 

A ordem de shining é sempre Stone → Gold → Stardust → Antimatter e você não pode pular níveis.

O quadro abaixo explica o ranking possível e de quantos TLM precisa.

shining
shining no Alien Worlds

Exemplo: Você tem um NFT Rare Stone. Para tornar esse Stone em Gold precisa de outras 3 cartas exatamente iguais (4 no total) e 1000 TLM para fazer shine a essa carta. Esse processo consome os 1000 TLM e 3 cartas rare stone, transformando a 4ª carta em Gold. Para além de melhorar a carta, dando-lhe maior poder, o valor comercial de uma carta com shine maior aumenta consideravelmente. Basta dar uma olhada no mercado e entender por você mesmo.

Imaginando que você tem um NFT valioso e o vende no mercado por umas boas centenas de WAX, como pode agora transformar esses WAX em “dinheiro real”?
Só terá de voltar a vender os WAX por TLM na Alcor Exchange e a partir daí, depois da compra estar concluída, os TLM quer comprar aparecem no seu Alien Worlds (precisa fazer refresh na página).
De seguida só precisa sacar esse Trilium para a Binance através do Teleport que explico no ponto abaixo.

Sacar Trilium para a Binance

É possível transferir seus TLM para a sua carteira Binance. A Binance, é uma das melhores carteiras que existem, com sólida reputação e uma excelente plataforma que permite gerir, guardar e investir em criptomoeda de forma simples e segura. Se ainda não tem conta, abra conta clicando aqui.

O processo é feito através do Teleport, um “portal” criado pelo próprio Alien Worlds que conecta sua WAX Wallet à MetaMask e depois lhe permite transferir para a Binance.

Para fazer isso você precisa de ter contas criadas e ter mínimo 100 TLM disponíveis para transferir.

Iniciando o processo você envia o valor desejado, lembrando que o mínimo é 100 TLM e recebe uma notificação que sua transferência está pronta. Depois, dentro da MetaMask, indica o token TLM, envia para a sua carteira Binance e em poucos minutos recebe.

Se nunca ouviu falar em MetaMask ou não entendeu nada do que acabei de falar, não tenha receio. O processo é simples e rápido, mas convém seguir este tutorial para que tudo corra bem e sem falhas.

teleport
teleport

Por alguma razão, se não conseguir terminar esse processo de transferência, não se preocupe que em 30 dias, seus TLM estarão de volta ao seu jogo.

Para onde caminha Alien Worlds?

Isto é a grande pergunta, certo? Ninguém quer começar uma aventura destas, sabendo que no mês que vem o videogame está morrendo. Bom, posso afirmar que Alien Worlds tem visto a sua base de jogadores aumentar semana após semana.

Existem planos na forja para que o jogo se torne mais dinâmico, mais complexo, com ligações externas, ou seja, muito maior. E as fundações para criar algo tão colossal, que nem os próprios desenvolvedores se podem ter apercebido do potencial quando criaram o jogo, já existem.

Algumas das funcionalidades estão já preparadas e visíveis dentro do jogo, outras devem demorar um pouco mais a ver a luz do dia. As eventuais novidades que relatamos aqui não estão concluídas e podem mudar a qualquer instante, por isso leia com “uma pitada de sal”.

Thunderdome:

Este é um dos próximos (e mais aguardados!) lançamentos, pois o botão do Thunderdome já existe dentro do jogo.

Nesta seção, irão decorrer batalhas entre jogadores com suas armas e minions, com o objetivo de obter mais recompensas. Existe uma ampla forma de eles virem a ser utilizados. A primeira, já confirmada oficialmente, é no formato Battle Royale, onde um único jogador sai vencedor no final e ganha a maior fatia de recompensas. Aceder a uma destas partidas custa Trilium a todos os jogadores.

Depois da batalha terminar, os minions perdem vida e as armas ficam destruídas. Irá também ser criado um hospital, para curar minions e recuperar as armas.

Mais planetas:

Sendo um universo virtual, não é difícil entender que Alien Worlds irá estar em constante expansão. Há planos para o aparecimento de mais planetas, sendo que o próximo é o Binance Planet (sim, da própria Binance).

Este planeta Binance não terá donos, ao contrário dos atuais. Os detentores de TLM na Binance Smart Chain poderão enviar naves em missões com durações definidas para receber NFTs e prémios em TLM.

planet
planet

Direito de voto através do staking:

No futuro, staking vai dar ao Explorador o poder do voto, com base na quantidade de Trilium que aplica. Já é possível fazer stake dentro do jogo, mas sem resultados práticos visíveis, pelo menos à data da escrita deste guia. A primeira oportunidade será a de eleger depositários representativos para governar o planeta. Toda uma dinâmica de alianças já está a ser formada no plano de fundo, de modo a existir uma forte influência de gestão planetária.

Estas votações irão decorrer uma vez por semana, para não permitir a permanência de governadores que não satisfaçam o interesse comum.

Sair da esfera de Alien Worlds através dos Mods:

A existência de mods (modificações) em videogames é quase tão antiga como os próprios games. Existem muitos casos de sucesso tal como o Counter-Strike (mod do Half-Live) ou o FiveM (mod do GTA 5).

Com isto em mente, não é tecnicamente muito complicado para programadores e developers criarem um mod de um outro jogo já existente e o ligarem ao mundo de Alien Worlds. Exemplo? Minecraft! Até já existem plugins que permitem aceder aos seus itens que estão na carteira blockchain estando dentro do Minecraft, tal como o EnjinCraft.

As possibilidades são infinitas!

Alien Worlds: seus problemas e bugs

Naturalmente que qualquer jogo, principalmente no início, tem os seus bugs e probleminhas e Alien Worlds não é diferente.

Começo por indicar que, frequentemente terá um pop-up que irá abrir, seja para coletar seu TLM, fazer algo dentro da sua carteira WAX, compra ou venda de NFt’s, etc. Qualquer bloqueador de pop-ups no seu sistema irá atrapalhar isso, por isso certifique-se que autoriza pop-ups nas páginas relativas ao jogo e carteira WAX.

mineração Alien Worlds
mineração Alien Worlds

Pode também acontecer que o jogo trava do nada, muitas vezes quando está a coletar seu TLM. Por norma aí um refresh na página resulta, terá de fazer novamente seu login e apertar para coletar novamente que vai.

Se tiver numa outra aba um pop-up aberto para conetar sua carteira WAX (exemplo, no mercado AtomicHub) e deixar esse pop-up aberto sem nunca conetar, na hora de coletar TLM dentro do Alien Worlds, pode dar pau.

Falta de recursos do jogo (cpu, net, ram)

Se lhe aparecer erros relacionados com a falta de CPU, Net ou Ram enquanto joga não se admire, pode acontecer e não está relacionado com seu Cpu (processador), nem memórias RAM, nem sua net.

Isto são recursos que terá de ter na sua carteira WAX para continuar jogando, pois são recursos associados à própria rede WAX. Pode corrigir este pequeno problema indo na sua carteira WAX, vai a “resources” como indica a imagem e faça stake de algum valor. Não é preciso muito, e até 0.10 de WAX será suficiente.

resources
resources

Erro “failed to fetch” após tentar fazer login. Esse problema está associado à ligação entre o jogo e própria carteira WAX. Terá simplesmente que aguardar algum tempo e tentar mais tarde. Caso esteja em processo de mineração, os TLM que ganhou não desaparecem e poderá minerá-los da próxima vez que entrar.

Erro: “Nothing to be mined” após tentar coletar seu TLM. Terá simplesmente que aguardar algum tempo e tentar mais tarde. Caso esteja em processo de mineração, os TLM que ganhou não desaparecem e poderá minerá-los da próxima vez que entrar.

Erro: “You must set up your bag before mining”. Espere alguns minutos, limpe sua cache do navegador, saia e volte a entrar.

Erro: “cannot change land while bag is locked” depois de tentar mudar de planeta. Limpe sua cache do navegador, saia e volte a entrar.

Se encontrar algum outro erro que não consiga resolver, deixe um comentário abaixo que iremos tentar ajudar dentro do possível.

Conclusão Alien Worlds:

Ter uma renda ou até fazer vida jogando videogame é muito complicado. Se não houver eventuais patrocínios, donações, streams diárias para seu publico, ou participar de uma equipa profissional, aí se torna uma tarefa impossível. Mas desde que surgiu Alien Worlds e revolucionou com sua economia paralela digital, novas e promissoras novidades apareceram.

O videogame ainda está dando primeiros passos e há muitas novidades e melhorias que vão sair no futuro, por isso pegue na sua pá, siga nossas dicas e comece já hoje.

Na pior das hipóteses, estará arrumando alguns cobres de forma grátis. Se sonhar alto e trabalhar para isso, com a estratégia adequada que o videogame requer, quem sabe se não estará fazendo um lucro muito legal para o futuro? Boas minerações!

Se gostou do nosso guia completo de Alien Worlds, pode me pagar um cafezinho em WAX, enviando-o para a minha carteira: dr2ra.wam

FAQs – Questões Frequentes sobre Alien Worlds

Para minerar TLM em Alien Worlds, preciso de um computador potente, tal como acontece na mineração tradicional?

Não, esta mineração não recorre ao processo tradicional e não requer nenhum computador ou hardware especial e você não será penalizado por ter um computador mais fraco. Muitos usuários conseguem até minerar no seu celular.

Estou procurando suporte oficial do Alien Worlds, onde posso ir?

A comunidade Alien Worlds é dinâmica e está presente em vários canais:
Telegram: https://t.me/AlienWorldsSupport
Discord: https://discord.io/alienworlds
Twitter: https://twitter.com/AlienWorlds
Instagram: https://www.instagram.com/alienworlds.io

Quero concorrer a um lugar de Governador de um planeta, como posso fazer isso?

Primeiro terá de reunir 5000 TLM e depois pode se candidatar. Se tiver votos suficientes, poderá ser um dos futuros Governadores. Saiba tudo aqui:
https://council.alienworlds.io/

Outros Artigos que Poderá Gostar de Ler:

Alien Worlds: O Guia Completo que não pode perderAlien Worlds: O Guia Completo que não pode perderAlien Worlds: O Guia Completo que não pode perderAlien Worlds: O Guia Completo que não pode perderAlien Worlds: O Guia Completo que não pode perderAlien Worlds: O Guia Completo que não pode perder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top