Saiba Porque a Plataforma para Trader é Essencial para Você

Qualquer plataforma para trader têm de ser especializada na gestão de operações de compra e venda de ativos em um curto prazo em que são negociados na Bolsa de Valores. Como se entende pelo próprio nome, esta ferramenta acaba por ser fundamental para qualquer investidor do mercado financeiro, sendo que o objetivo é lucrar com a variação das cotações observadas em um pequeno intervalo de tempo, até mesmo, num mesmo dia.

plataforma para trader
Foto: Marga Santoso/Unsplash

Ainda não se frequenta uma universidade para aprender a viver de trader. Mas existem várias recomendações que são obrigatórias para que qualquer investidor tenha. Uma delas, seguramente, é é preciso conhecimento do mercado financeiro e atenção aos cenários econômicos nacional e internacional.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o passo a passo para começar a investir passa pelas etapas de planejamento financeiro, compreensão sobre os tipos de investimento, entendimento do mercado e o acompanhamento das aplicações escolhidas.

No caso específico do trader, como as operações são em renda variável – portanto, oferecem maior retorno financeiro, mas também são mais arriscadas – e em curto prazo, o domínio das informações é essencial. Por isso, a plataforma para trader é uma aliada.

Através dessa plataforma para trader específica, o negociante pode elaborar análises de risco, prever o melhor período, gerenciar seus investimentos e ainda receber suporte necessário para saber se posicionar no mercado.

Como ser um trader

Não existem muitas obrigações necessárias para se ser um trader.

Uma delas, certamente, é ser maior de idade ou emancipado. É preciso ter acesso à internet para conseguir abrir uma conta em uma corretora de investimentos, que a entidade que irá negociar as operações na Bolsa de Valores. É por meio dela que serão dadas as emissões de ordem para compra e para venda de ativos.

Se formos comparar com os bancos tradicionais e mais genéricos, as corretoras de investimentos criam soluções especificas para o público especifico. Podemos falar do Trader Cockpit, por exemplo. Foi criado pela Genial Investimentos, e trata-se de um ambiente de gerenciamento de risco unificado que permite verificar a posição do trader por plataforma, alocar limite para as operações e zerar todas as posições.

Uma das estratégias, aproveitando a volatilidade do mercado, é efetuar a compra e venda de ativos num curto espaço de tempo, lucrando com a variação das cotações. É uma figura importante no mercado financeiro por ajudar a “precificar” os ativos e contribuir para liquidez dos mesmos.

A atividade do trader inclui riscos financeiros, por isso, especialistas recomendam o uso de estratégias e ferramentas que ajudem a minimizar as possibilidades de perda.

Como escolher uma plataforma para trader

Há várias opções disponíveis no mercado, com funcionalidades diferentes. Você deverá escolher uma que se adequa mais ao seu estilo de trading. O portal iDinheiro orienta sobre quais aspetos das plataformas devem ser observados para quem quer investir em day trade. O primeiro deles é a corretagem, que consiste no custo cobrado por ordem executada.

Mas a corretagem, que é um custo, não deverá ser a única métrica de comparação. Existem outras características que deve ter em atenção, tais como o Acesso Direto ao Mercado (DMA) e o Retail Liquidity Provider (RLP), a qualidade do atendimento, o home broker, ou a existência de serviço que possibilita dar maior liquidez às ordens do investidor pessoa física.

Também importa escolher o instrumento para operar. Existem muitos e variados, desde as famosas Criptomoedas, ao mercado Forex ou mesmo Opções Binárias, você tem uma grande escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *