ico
2

ICO – O que é? Como funciona? Quais as Melhores?

Last updated on Dezembro 11th, 2017 at 01:16 am

ICO – O que é?

Uma ICO  (Initial Coin Offeringé uma oferta inicial publica de venda de uma criptomoeda. Com a evolução exponencial da Bitcoin e de outras Criptomoedas, o aparecimento de novos projectos explodiu.

No fim de 2017 a quantidade de criptomoedas no mercado rondava as 1200. E todos os dias aparecem novos projectos de criptomoedas que são tornados realidade via a tal ICO.

Quem tem 30 ou 40 anos deverá lembrar-se das IPO (Oferta Publica de Venda) que existiram na década de 90 em Portugal e no Brasil.

Devem estar recordados dos lucros que os pequenos accionistas de então fizeram com as IPOs.

Eu na altura tinha 19 anos e na minha primeira privatização tive de fazer um empréstimo a um banco para comprar acções de uma destas IPO (Banco Pinto & Sotto Mayor). Entre 1993 e 1998 ganhei bom dinheiro. Deu para pagar o empréstimo, pagar um curso superior numa faculdade privada, viajar, comprar um carro novo e dar entrada para o meu primeiro apartamento.

Eu era um pequeno investidor, quem tinha dinheiro para investir mais, ganhou muito dinheiro.

Hoje, eu olho para uma ICO da mesma forma que olhei naquela altura para uma IPO. Uma oportunidade de fazer dinheiro de forma rápida e com uma boa dose de certeza.

Claro que não é a mesma coisa, as IPO eram empresas estatais, empresas grandes e importantes. Muitos dos projectos que aparecem todos os dias não valem a pena.

Aliás, alguns dos projectos de novas criptomoedas são apenas formas que empresas ou empresários encontraram para ganhar dinheiro ou financiar uma empresa ou um projecto.

A sua maioria poderá não ter futuro nem interesse para os investidores.

LEIA TAMBÉM: Bitcoin. O que é? Como funciona? Como Obter?

Nos últimos meses muitas ICO tiveram um lucro inicial brutal oferecendo rentabilidade de 100%, 500% e mais em poucos dias.

Isso tem atraído cada vez mais empresários a desenvolverem novos projectos através de uma ICO.

Como tem atraído, igualmente, cada vez mais pessoas comuns que vêm o sucesso da Bitcoin. Esta pessoas procuram entrar num projecto que lhes leve a ganhar os lucros astronómicos que alguns têm ganho neste mundo novo.

Este artigo é para as pessoas, que como eu, desconfiavam da Bitcoin e das criptomoedas. A verdade é que no meio de tantos projectos, alguns têm realmente um enorme potencial.

Eu que já perdi os primeiros tempos desta evolução, acredito que ainda há muito dinheiro a ganhar neste mercado.

Como sempre digo aos meus amigos, mais vale entrar agora que chorar daqui a 5 anos.

Exemplos de ICOS que eu estou a investir e que têm potencial. 

Clique nas imagens para ver mais.

nagaenvion

ICO – Como funciona?

Basicamente uma ICO funciona de forma semelhante a um projecto de entrada em Bolsa de uma empresa. A tal IPO que falei anteriormente.

Existem imensas diferenças, mas para termos uma ideia é o que existe mais parecido.

Basicamente uma ICO é a ferramente usada para financiar os novos projetos de criptomoedas.  O processo é feito através da venda de uma quantidade pré-estabelecida de tokens. Depois, estes tokens serão convertidos na moeda final (na nova Criptomoeda a ser criada).

Alguns já afirmam que as ICO podem ser a ferramenta que irá revolucionar o mercado das criptomoedas. Afirmam que irá facilitar o aparecimento de novas criptomoedas.

Outros, vão mais longe afirmando que irá mudar todo o sistema financeiro.

Os tokens que são vendidos nas Initial Coin Offering poderão ser em breve os títulos e acções do futuro. Mesmo empresas já existentes que procurem crescer e autofinanciar-se poderá usar esta via.

Um novo projecto de uma ICO normalmente vem acompanhada de um site onde consta toda a informação sobre o projecto. Neste site, deverá constar um whitepaper, as metas do projeto, as vantagens do projeto, cronogramas para o ICO e desenvolvimento do projeto, a equipe envolvida e se curriculum,  e outros detalhes do ICO.

Para além das informações constantes quer no Whitepaper, e no site, poderemos obter outras informações em Foruns da especialidade ou em sites que fazem reviews destas mesmas ICO.

Neste site iremos ter informações das ICO que eu próprio estou a investir, por achar que têm potencial.

Por isso basta estar atento, subscrever as nossas NOTIFICAÇÕES ou visitar o site com frequência.

ICO – Como começar?

O começo é simples, analisa a ICO e decide avançar. Deve fazer a inscrição ou a pré-inscrição caso ela ainda esteja na pré-venda.

Normalmente esta inscrição é feita diretamente no site da ICO.

A compra dos tokens a partir do momento que esteja aberta pode ser feita diretamente no site da ICO (caso exista pré-venda) ou numa exchange com a qual a ICO tenha acordo. Normalmente a venda tem mais interesse ser antes da entrada dela no mercado. Por isso normalmente a compra é via o site dela.

Temos sempre de ter um endereço de bitcoin criado para receber os Tokens.

Pode criar um endereço de bitcoin nesta exchange gratuitamente: COINBASE

Veja mais artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas abaixo. 

Clique nas imagens para ver mais.

bitcoincurso bitcoin

Algumas ICO obrigam a que a compra dos tokens seja diretamente em Bitcoin, Ethereum ou outra criptomoeda. Outras permitem que a compra seja feita diretamente via transferência bancária ou cartão de crédito. Para quem está a começar isso é uma vantagem, pois o processo de compra é bem mais rápido e com taxas baixas.

E depois quando a Initial Coin Offering terminar e os Tokens adquiridos forem convertidos na nova Criptomoeda e entrarem no mercado podemos logo vender e trocar por Bitcoin.

E isso é uma grande vantagem, pois a compra direta de Bitcoins pode ser demorada por ser um processo de várias etapas que leva tempo e onde se pagam várias taxas.

Com a ICO eliminamos logo grande parte destes custos e de uma forma simples, rápida e com lucros.

Obtemos assim, acesso a bitcoins ou outras das principais criptomoedas no momento da venda.

Também por isso, uma ICO pode ser uma forma muito interessante de entrar no mundo das criptomoedas. É simples de entrar e se escolhermos uma boa Initial Coin Offering começamos logo com bons lucros para alavancar a nossa carteira de Bitcoin.

Que tipos de Tokens compramos numa ICO?

Existem diferentes tipos de Tokens (que depois serão transformados na nova criptomoeda) depois da Initial Coin Offering ter terminado.

Este é outro cuidado a ter em conta quando escolhe entrar num novo projeto de ICO. Cada token vendido numa ICO varia muito no que representa, que direitos ou benefícios oferece tanto no momento como no futuro.

Alguns tokens dão direito a participação nos lucros da empresa, que serão distribuídos em função do número de tokens que possua.

Os Tokens de aplicativo estão vinculados a aplicativos ou serviços pagos. Dão acesso a uma comissão sobre o uso do aplicativo ou serviço.

Outros Tokens podem oferecer direito de voto nas empresas, tal como acontece com os acionistas das empresas.

Toda esta informação está presente no site e no whitepaper da ICO e deverá ser tido em conta na altura da escolha.

Outra situação a ter em conta é a quantidade que irá ser colocada no mercado. Se a oferta é pouca poderá levar a uma maior procura e maior potencial de valorização. Se a quantidade de tokens for muito elevada, poderá significar que a valorização, pelo menos numa fase inicial seja menor.

Referências e outras informações sobre ICO

Initial Coin Offering  (Investopedia, 2017)

Definição de Initial Coin Offering (Wikipédia, 2017)

ICOs no Reddit (Reddit, 2017)

Initial Coin Offering101 (Forbes, 2017)

How does Initial Coin Offering work (criptocompare, 2017)