Como funcionam as carteiras digitais

Como funcionam as carteiras digitais

As carteiras digitais têm revolucionado a forma dos consumidores efetuarem pagamentos, permitindo a quitação de contas e a realização de transferências por meio de dispositivos eletrônicos, como os smartphones. No Brasil, elas chegaram em 2018, mas ganharam um número maior de adeptos a partir de 2020, quando a pandemia da Covid-19 exigiu que a população realizasse o isolamento social.

carteiras digitais
carteiras digitais

De acordo com levantamento da empresa Toluna, 89% dos consumidores do país passaram a utilizar alguma carteira digital no ano passado. Já os dados do Banco Central (BC) mostram que há, pelo menos, 600 opções diferentes disponíveis aos clientes do país. Dentre as mais populares estão  Google Pay, PayPal, PicPay, Mercado Pago e PagBank. Existem até carteiras digitais que operam no Blockchain.

Também chamadas de ewallets, na prática, as aplicações são uma versões virtuais da carteira tradicional. Em vez de dinheiro em espécie e cartões físicos, armazenam dados e permitem que as transações sejam feitas no ambiente virtual.

Dessa forma, nas compras presenciais, o consumidor utiliza um código QR Code no terminal de pagamento habilitado do estabelecimento comercial, já nas lojas on-line basta selecionar a opção no site ou aplicativo.

Vantagens

Sumário de Conteúdos

A segurança está entre as principais vantagens oferecidas pelas carteiras digitais, uma vez que os dados são armazenados com criptografia e é necessária autorização do titular para a realização das transações. Para isso, é feito o reconhecimento digital, biométrico ou facial.

A praticidade é outro aspecto atrativo: os pagamentos e as transferências são feitos por meio de processos simples e rápidos.

Mas as vantagens não se restringem apenas às pessoas físicas. Os lojistas também se beneficiam da maior agilidade oferecida pelas carteiras digitais, que têm a compensação da operação de forma imediata.

Outro ponto favorável é que ao aderir a uma ewallet, a empresa pode reduzir os custos com saques e transferências.

Como escolher

Assim como qualquer outro produto, a escolha de uma carteira digital requer pesquisa e informação. As opções disponíveis no mercado oferecem diferenciais competitivos que podem ser mais atrativos para o consumidor e para o lojista.

O Google Pay é uma carteira digital integrada com a Google Play Store e outras lojas físicas. Permite o uso de cartões das bandeiras American Express, Elo, MasterCard e Visa. Também é possível utilizá-la através de uma conta do Mercado Pago. Um dos seus principais diferenciais é a gratuidade.

O PicPay é uma fintech que funciona como carteira digital para pessoas físicas e jurídicas. Para usá-lo, é preciso baixar o aplicativo. Há versões gratuitas e pagas. Entre as principais vantagens estão o rendimento dos depósitos e a oferta do PicPay Store, que permite fazer recargas para celular, compra de jogos e outros serviços.

Vale lembrar que as versões para o consumidor e para o lojista são diferentes. Pessoas jurídicas usam a plataforma apenas para o recebimento do dinheiro. Boleto, cartão de débito, TED e DOC são as opções de como receber pagamento pelo PicPay.

Já o PayPal é um meio eletrônico de pagamento que também tem a função de carteira digital. Dentre as particularidades estão a possibilidade de uso de cartão de crédito, o pagamento direto da conta bancária ou o uso de cartão de débito automático. O sistema oferece três planos diferentes para pessoas jurídicas.

O Mercado Pago é a ewallet do Mercado Livre. Uma das suas vantagens é oferecer um cartão pré-pago que permite a compra em qualquer estabelecimento comercial que aceite a bandeira Mastercard.

Por sua vez, o PagBank é a carteira digital do Uol. Entre os diferenciais oferecidos estão a compatibilidade com maquininhas, como a Moderninha e a Minizinha; o rendimento do dinheiro guardado na conta; e a alternativa de saques em bancos 24 horas.

Como funcionam as carteiras digitaisComo funcionam as carteiras digitaisComo funcionam as carteiras digitaisComo funcionam as carteiras digitaisComo funcionam as carteiras digitaisComo funcionam as carteiras digitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to Top