Poupar Energia

energia-lampadaDepois de ter abordado as poupanças com os combustíveis e com as compras no supermercado, deste vez concentramo-nos em poupar energia.

– Adira à tarifa bi-horária e utilize os aparelhos que mais gastam como as máquinas de lavar (roupa, secagem e loiça), ferro de engomar nas horas vazias (mais baratas).

– Escolha equipamentos de classe energética “A” cada vez que compra um novo aparelho.

– Mude as lâmpadas incandescentes para as de baixo consumo. As primeiras gastam mais 80% e duram menos tempo. De futuro as de LED serão ainda uma melhor alternativa, mas para já ainda são caras. Apague as luzes sempre que saia de uma divisão, mesmo que por momentos.

– Desligue os aparelhos e não os deixe em Stand-by. Desligue os carregadores das tomadas quando não estão a carregar. Em alternativa use muiltitomadas com interruptor para as desligar.

–  Abra o frigorífico o menos possível. Se vai retirar várias coisas faça-o de uma só vez. Para isso o mais fácil é ter tudo bem organizado de forma a que seja mais fácil e rápido retirar todas as coisas que necessita – exemplo: tenha todas as coisas do pequeno almoço juntas. Não coloque alimentos quentes no frigorífico. Em termos de temperaturas, devem estar entre 3º a  5º e o congelador a -18º. Não deixe acumular gelo no congelador.

– As máquinas de lavar roupa e loiça devem usar sempre as cargas máximas e programas de baixa temperatura.

– Quando usa o forno não o esteja sempre a abrir, pois perde 25% de calor sempre que o abre. Use recipientes para cozinhar de vidro ou cerâmica.

– Para aquecer alimentos use o micro-ondas.

– Na climatização evite a luz solar no verão fechando as persianas, pelo contrário no inverno abre e deixe entrar a luz solar sempre que possível. Prefira lareiras com recuperador de calor. Tenha um bom isolamento térmico em casa: paredes, janelas e portas.

Os principais benefícios da eficiência energética são a poupança na fatura de energia e a melhoria do meio ambiente. Se seguir estes conselhos poderá poupar até 50% e o planeta agradece.