4 vantagens de investir em comunicação e marketing

4 vantagens de investir em comunicação e marketing

Uma empresa que não investe em comunicação e marketing tem mais dificuldade para obter os resultados esperados em diferentes âmbitos.

A falta de estratégias nessa área prejudica o relacionamento interno e com o cliente, a popularização da marca, o reconhecimento do mercado, as vendas e, consequentemente, a lucratividade, entre outros.

Apesar de inúmeras alternativas de atuação, o mercado é concorrido e desleal, ganha mais notoriedade quem possui diferenciais, como a qualificação em um bom curso de comunicação e marketing.

O aprendizado constante é primordial para estagiários e profissionais já atuantes nesse segmento, e os cursos online podem ser uma peça-chave para deixar o currículo mais atraente de forma prática.

Vantagens de se investir em comunicação e marketing
Vantagens de se investir em marketing

Vantagens de investir em comunicação e marketing

É importante falar da importância do setor de comunicação e marketing não só em tempos de “vacas gordas”, mas também quando a crise econômica bate à porta. No Brasil temos vivenciado altos e baixos na economia, o que faz com que as empresas façam modificações em seus planos.

Infelizmente, muitas vezes, as empresas não pensam duas vezes antes de cortar investimentos na área de comunicação quando a situação aperta. Apesar da necessidade de uma gestão de marketing ser um tema recorrente atualmente, ainda há uma resistência em investir pesado nesse segmento e em acreditar nele como algo indispensável para o sucesso dos negócios.

Saem os profissionais de comunicação e marketing e ficam somente os gestores, que devem pensar sozinhos em soluções estratégicas para alavancar os números.

Especialistas não indicam esse trâmite, sobretudo quando há uma crise instalada. Ações de marketing são necessárias principalmente quando a empresa está em decadência, todavia, a sugestão é que a empresa faça um planejamento estratégico dinâmico e bem coerente.

Traçar metas possíveis é o primeiro passo. Sonhar muito alto é ruim até mesmo para grandes empresas.

Depois vem a criação de um plano de marketing, convocação das equipes; divisão de tarefas; alinhamento de informações, metas, missões, valores, estratégias, etc; análise e acompanhamento de resultados; atendimento e pós-atendimento; gerenciamento de crise; entre outras atividades cruciais.

Todo esse trabalho traz inúmeros benefícios para a saúde organizacional e para a imagem da empresa.

Vantagens de se investir em comunicação
Vantagens de se investir em comunicação

Selecionamos as principais vantagens que um planejamento estratégico podem trazer ao dia a dia de profissionais da área na prática:

  1. Evita-se estresse desnecessário: um plano de comunicação e marketing bem traçado elimina muitas chances de erro, que nos fazem voltar atrás, mudar estratégias, começar do zero, enfim, perder tempo. Um bom planejamento, feito com cautela e olhar crítico, ajuda a empresa a ir direto ao ponto.
  2. Gasta-se menos: falamos acima que um plano ruim faz com que haja perda de tempo, não é mesmo? Mas além disso, ideias fracas podem representar um alto custo à toa para a empresa, pois não trará resultados. Os profissionais que ficaram horas se dedicando a esse projeto poderiam fazer outras tarefas muito mais promissoras.
  3. Têm-se mais foco: aprendendo a criar as estratégias certas para cada tipo de negócio e objetivo, é possível destinar todas as energias das equipes ao foco principal. A comunicação interna pode ser usada a favor da empresa, favorecendo a chegada assertiva das informações a todos os funcionários. Desta forma, eles saberão onde pisar para alcançar as metas.
  4. A equipe fica mais motivada: além de ficar bem informada quanto às necessidades e missões da empresa, a equipe veste a camisa da marca quando há uma implementação de ações de comunicação e marketing. São traçados planos para esclarecer dúvidas, ouvir opiniões, valorizar ideias, unir setores, gerenciar problemas, sanar conflitos e trabalhar em conjunto em prol de um mesmo objetivo.

No geral, caro leitor, a gestão de marketing e de comunicação atrelada, mostra a cada funcionário que a empresa está engajada em bons resultados para todos e não somente para ela. Cada um exerce seu papel, valoriza a atividade do colega e o principal, acredita naquilo que a empresa tem para oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat
Iniciar Chat
Este mercado, sendo simples, não é fácil. Deixe seu EMAIL para acesso a Sinais e Curso.
Scroll to Top