Porque devo ter um BLOG?

Last updated on Maio 11th, 2015 at 05:28 pm

blogueTer um Blog, é fundamental, seja uma empresa, ou um em nome pessoal.

Ao nível das vantagens para as empresas adicionarem um Blog ao seu site entre outras são:

– Poder estar em contacto com os seus clientes e receberem sugestões, responderem a questões, interagirem com clientes e público-alvo. A criação de laços, empatia é fundamental para fidelizar clientes, algo que é difícil de conseguir e muito caro no presente.

– Promove os seus serviços e produtos de forma gratuita e de forma mais pessoal do que um site institucional.

– Se tem lançamentos importantes a fazer, use um diário para ir preparando a entrada do produto ou serviço e conquistar curiosos para na altura do lançamento ter o público-alvo atento e ávido de notícias. Poupa-se dinheiro em publicidade e os resultados são excelentes.

– Ganhe visibilidade nos motores de busca. Se publicar conteúdo valioso e de forma consistente e frequente, irá ter o seu Blog bem posicionado no Google e noutros motores de busca. Isso é essencial para conquistar novos clientes que usam a net para fazer uma busca dos serviços e produtos que a sua empresa vende. E não se preocupe se o seu negócio é local. Hoje com o fenómeno da geolocalização, mesmo atuando numa base local ou regional, o seu Blog será sempre uma mais valia e pode aumentar os seus clientes ou simplesmente comunicar melhor com os seus atuais.

– Ajuda a descobrir o seu público algo e a adaptar os seus serviços e produtos aos seus clientes. Para isso conta com a ajuda de várias ferramentas de análise e estatísticas disponíveis, como o Google Analitics que lhe permitem monitorizar as suas publicações e as visitas, partilhas, comentários, etc. Toda esta informação se for trabalhada corretamente dará à sua empresa informações valiosas.

Se você é apenas uma pessoa que não tem um negócio próprio ou uma empresa porque deve ter um Blog?

– Porque escrever é uma atividade importante. Você desenvolve a sua capacidade de comunicação, melhora a sua escrita e o seu raciocino, e isso é importante quer a nível profissional, quer social. Num mundo cada vez mais virtual, a capacidade de expressão escrita ganha ainda mais preponderância, pois muitas vezes apenas comunicamos por email e não estamos fisicamente com o nosso receptor. Não temos a presença física para nos ajudar. Apenas o que escrevemos e a forma como o fazemos é nos representa e à ideia que queremos transmitir. Por exemplo para um emprego, o que interessa é o CV e a carta de apresentação. Se não estiver bem redigida já nem nos dão a possibilidade de uma entrevista oral. Daí que escrever é essencial.

– Porque embora possa ter uma atividade profissional onde se sinta seguro, não sabe o dia de amanhã. Não sabe se não terá de encontrar uma outra solução. se terá de ter vir a ter uma atividade complementar. A internet é cada vez mais importante para procurar emprego, ou simplesmente encontrar alguma atividade onde possa ganhar mais algum dinheiro online. Ter um Blog coloca-o na linha da frente pois terá uma rede de contactos (os seus leitores) que o poderão ajudar de várias formas. Em caso de desemprego, ter conteúdo relevante sobre a sua anterior profissão lhe irá ajudar a encontrar novo emprego. Ou se o seu Blog é sobre outra área poderá ajudar a encontrar emprego nesta nova àrea se tiver um Blog com conteúdo interessante sobre este tema.

– Se tiver um Blog e o usar para publicar artigos de interesse sobre a sua atividade profissional ganhará respeito e relevância nos seus parceiros, clientes, empresas concorrentes, etc. E nunca sabemos quando uma empresa concorrente nos faz uma proposta interessante.

– Se tiver um Blog e o usar como um diário para publicação de artigos sobre áreas de interesse ou hobbies é uma forma de conhecer outras pessoas com interesses semelhantes e não só aprender mais, como conquistar uma rede de contactos que lhe podem ser úteis no futuro.

– Um Blog pode ainda ser uma fonte de rendimentos. Pode vender espaço de publicidade no seu Blog e possuir uma fonte de receita interessante. Em Portugal e no Brasil há inúmeros exemplos de pessoas que vivem apenas da publicidade que o seu Blog gera mensalmente ou usam-no para promover os seus negócios, sejam eles online ou off-line. Os interessados em Network Marketing e Internet Marketing usam o Blog como forma privilegiada de adquirirem novos contactos, ou Leads que posteriormente se tornarão em afiliados ou simplesmente clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.