Como cuidar da saúde familiar com pouco dinheiro

Como cuidar da saúde familiar com pouco dinheiro

Quando o assunto é ter uma rotina saudável, algumas pessoas pensam que para conseguir isso é necessário fazer um grande investimento financeiro. No entanto, é possível cuidar da saúde familiar com pouco dinheiro.

Manter uma rotina saudável é muito importante, mas incentivar que toda a família se cuide junto é muito melhor. Afinal, estamos falando do bem-estar e da saúde de pessoas que você ama.

Como cuidar da saúde familiar com pouco dinheiro
Como cuidar da saúde familiar com pouco dinheiro

É comum que algumas pessoas pensem que basta ter um plano de saúde familiar para manter a família saudável. De fato, saber que você pode contar com um plano é importante, mas o cuidado com a saúde vai muito além.

Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de saúde para você compartilhar com seus familiares. Manter uma rotina saudável dentro de casa é muito mais fácil do que você imagina e poderá afetar de forma positiva outras áreas da sua vida, como a profissional devido a sua melhoria de produtividade.

Veja nossas dicas a seguir!    

Dicas para cuidar da saúde familiar

Cada vez mais as pessoas estão mais preocupadas em ter hábitos mais saudáveis. Hoje em dia, é comum vermos pessoas mais interessadas em realizar exercícios físicos, cuidar da saúde mental, realizar uma alimentação mais saudável, etc.

Isso porque muito tem se falado sobre a importância de cuidar da saúde para evitar doenças, além de ter viver uma vida mais agradável. Recentemente, um estudo divulgou que hábitos saudáveis podem atrasar em até 10 anos doenças como câncer e relacionadas ao coração. 

Se você também quer essa mudança em sua vida e da sua família, vocês podem começar com as seguintes mudanças na rotina:

Façam refeições saudáveis

Evite comidas industrializadas, com açúcar e com alto teor de calorias. Sempre prefira fazer refeições saudáveis e compostas por nutrientes. Principalmente quando falamos em crianças, é importante incentivá-las a comer legumes, frutas e verduras.

Vale deixar claro que sua alimentação interfere em seu sistema imunológico. Além disso, ao se alimentar corretamente, você terá mais disposição ao longo do dia. Quando bater aquela vontade de comer um doce, prefira uma fruta. Além de ser saudável, ainda acaba sendo muito mais em conta do que um bolo, por exemplo.

Pratiquem atividades físicas

Como estamos falando em gastar pouco, vamos focar em exercícios físicos fora de uma academia. Você e sua família podem fazer diversas atividades no conforto de sua casa, como: pular corda, fazer exercícios aeróbicos sem equipamentos (existem algumas opções de apps para isso), dançar, entre outras atividades.

Além disso, também podem aproveitar um parque (caso tenha um perto de vocês), fazendo caminhadas, praticando algum esporte, caminhando com o cachorro, etc.

Você não precisará gastar dinheiro com essas opções e ainda terá momentos de diversão com a família.

Marque consultas e realize exames periodicamente

Como falamos no começo do post, ter um plano de saúde familiar é importante. No entanto, a procura por um médico não deve ocorrer apenas quando já se está doente.

É muito importante que exista a prevenção de doenças. Ou seja, você e sua família precisam passar em consultas e fazer exames de rotina periodicamente. Dessa forma, poderão ficarão mais seguros e tranquilos, além de receberem dicas de como se prevenir de possíveis doenças.

Mantenha a casa limpa

Pode parecer que não tem nenhuma relação com rotina saudável, mas manter a casa limpa está totalmente ligado à questão de saúde e bem-estar da família. Veja a seguir alguns problemas que uma casa desorganizada e suja podem provocar:

  • Depressão;
  •  Alergia respiratória;
  • Estresse;
  • Ansiedade.

Um ambiente que está sempre limpo consegue transmitir tranquilidade e conforto e assim transmitir uma sensação de relaxamento a quem o frequenta. Algumas dicas para manter a casa em ordem são: 

  • Não deixar roupas fora do lugar onde devem estar (guarda-roupa ou cesto de roupa);
  • Não deixar acumular louça;
  • Aproveitar o banho para dar uma geral no banheiro;
  • Depois de utilizar qualquer objeto, limpá-lo e guardá-lo;
  • Varrer a casa todos os dias;
  • Sempre que possível, tirar poeira dos móveis.

Leia outras dicas no artigo cozinha limpa e saudável.

Durmam bem

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que dormir bem é importante para manter uma vida saudável, mas você faz isso? Com um dia a dia corrido, algumas pessoas enfrentam problemas no momento de dormir, seja devido ao cansaço em excesso, ansiedade e até mesmo por causa de insônia.

Todas as pessoas precisam dormir bem para terem um dia mais produtivo e manter a saúde em dia. Logo, é importante que vocês evitem dormir tarde e pelo menos 30 minutos antes também fiquem longe do celular e da TV. Esse é o momento de vocês descansarem o corpo e mente para estarem preparados para o outro dia. 

Bebam bastante água

Pense que a água precisa ser sua parceira e da sua família no dia a dia. Vocês podem andar com uma garrafa com água e, sempre que necessário, reabastecê-la. 

Além de economizar dinheiro por terem suas próprias garrafas, vocês também estarão se hidratando e melhorando sua imunidade. 

Comece agora mesmo a mudar os hábitos

Sim é possível ter uma vida saudável com pouco dinheiro. Inclusive, com organização e foco, os hábitos saudáveis são muito mais em conta do que ter uma rotina não saudável. Isso porque gastar dinheiro com fast food, com doces, não se prevenir de doenças, entre outros hábitos, gastam muito mais dinheiro. 

Com nossas dicas, esperamos que você e sua família comece agora mesmo a mudar seus hábitos diários e passem a ter uma rotina muito mais saudável!

O artigo como cuidar da saúde familiar com pouco dinheiro foi escrito por um autor convidado.

Se gostou do artigo como cuidar da saúde familiar com pouco dinheiro, por favor partilhe e siga o blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Chat
Iniciar Chat
Este mercado, sendo simples, não é fácil. Deixe seu EMAIL para acesso a Sinais e Curso.
Scroll to Top